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Edital para seleção de propostas de temas e organização de dossiês

2022-09-01

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A Revista Inter-Ação (ISSN 1981-8416 e Qualis Capes A3 – Avaliação 2017-2018), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, torna público que no período de 01/09/2022 a 10/10/2022 estarão abertas as inscrições para o recebimento de propostas de temas e de organizadores/as de dossiês temáticos para publicação no Volume 48 de 2023, conforme linha editorial do periódico e de acordo com os critérios estabelecidos pelo Qualis/CAPES, em cumprimento ao que segue.

 

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Edição Atual

v. 47 n. 2 (2022): O direito à Educação do Campo: trajetórias de lutas, resistências e desafios
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Refletir sobre as experiências de Educação do Campo no Brasil, assim como em outros nos países da América Latina e Caribe. No Brasil essa experiência já alcançou duas décadas de luta, materializando-se em um relevante conjunto de Políticas Públicas, conquistadas a partir do protagonismo dos movimentos camponeses.  Tais políticas incluíram o desenvolvimento da Educação nas áreas de Reforma Agrária (PRONERA); formação inicial  e continuada  de professores (LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO; SABERES DA TERRA e ESCOLA DA TERRA);  a elaboração de livros didáticos específicos (PNLD CAMPO); a formação da Juventude Rural (RESIDÊNCIA AGRÁRIA e RESIDÊNCIA AGRÁRIA JOVEM), entre outras. Porém, com o golpe e a ascensão da extrema direita ao poder, os fundos públicos destinados à  execução de tais políticas foram quase totalmente extintos, assim como o foram também as   instâncias de deliberação colegiada das mesmas, nas quais havia uma forte participação da sociedade civil. Agravando ainda mais o quadro de execução de tais políticas, sobrevieram os desafios impostos pela Pandemia da COVID 19, que teve grande impacto na garantia do direito à educação do campesinato. A partir deste complexo contexto, o presente Dossiê objetiva produzir um balanço sobre a situação atual das lutas pelo direito à Educação do Campo, através de análises sobre a execução de diferentes políticas públicas que a materializaram, dando ênfase aos desafios que pairam sobre sua continuidade neste momento histórico de graves ameaças à educação pública e a existência dos sujeitos camponeses, que enfrentam um desmedido aumento da violência por parte do agronegócio sobre suas terras; territórios e identidades.
Publicado: 2022-08-31

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Com importância reconhecida pela área, a Inter-Ação, cuja periodicidade se encontra em dia, mantendo-se a regularidade de três números por ano, tem ampla circulação por meio de assinaturas, permutas, doações e vendas, além de estar totalmente disponível online, já portando, desde 2010, o Digital Object Identifier (DOI), utilizado para identificar o conteúdo de documentos em ambiente digital, mesmo que posteriormente eles mudem de endereço ou link.

ISSN eletrônico: 1981-8416

 

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