v. 7 n. 1 (2021): Descentrar as Pesquisas em Dança (Parte II)

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Este dossiê é resultado do volume de pesquisas interessadas em realizar um trabalho de descentralização de estudos em dança, viabilizando um segundo número dedicado a diferentes instâncias de reflexão a partir do diagnóstico de que as práticas de pesquisas acadêmicas e artísticas ainda participam da construção e da manutenção de discursos que investem na separação entre“centro” e “periferia”, atrelados a pressupostos eurocêntricos e americano-cêntricos.

A descentralização que este dossiê fomenta, objetiva favorecer uma extensão do corpus da pesquisa em dança, tomando como referência os trabalhos recentes sobre: trocas culturais, estudos pós-coloniais e decoloniais; mas, também, uma exploração dos locais de tensão existentes no campo. Será, então, um movimento de descentralizar o olhar sobre as danças, descentralizar as histórias legitimadoras, descentralizar o condicionamento institucional e descentralizar-nos como sujeitos do conhecimento. Propomos a descentralização como um exercício de pesquisa que favoreça o surgimento do conhecimento e a exploração do potencial da pesquisa em dança. Além de suas múltiplas e possíveis definições, entendemos a descentralização como uma prática e um procedimento crítico em constante movimento.

Publicado: 2021-07-29

Editorial

Dossiê Temático - Eixo 1: Manifestos Descentrados

  • Por um conceito de danças negras

    Giuliano Souza Andreoli
    6-36
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.64256
  • Bitácora de ciertos viajes en el esfuerzo de una posible descentralización

    Javier Contreras
    37-53
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.66574
  • A exposição de um corpo qualquer singular: performatividade e discursividade na performance em dança SOB Medida

    Stephan Baumgartel
    54-74
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.66581

Dossiê Temático - Eixo 2: Histórias situadas

Dossiê Temático - Eixo 3: Dramaturgias

  • A Criação de uma rainha com corporeidades de axé: outras cenas, outros caminhos estéticos.

    Jonas de Lima Sales
    176-200
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.67931
  • Coreografia como aparato estético

    Sara Gómez Velázquez
    201-226
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.68813
  • Trajetos possíveis de um itinerário em dança

    Violeta Vaz Penna
    227-252
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.65624
  • O Pensar dramatúrgico como chave para descentralizar a criação coreográfica do estúdio de dança.

    Melina Scialom, Isabela Berto Tescarollo
    253-279
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.68645

Temas Variados

  • Cuerpos de la magia Una mirada sobre el funcionamiento de la danza y los objetos en el rito mágico a partir de los aspectos de dispositivo, narratividad y mediatización

    Susana Temperley
    280-316
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.65666
  • Le système de notation du mouvement Benesh comme outil d’analyse pour une approche décentrée dans la recherche en danse Cas de la danse d’Eshou dans le Candomblé au Brésil

    Helena Sampaio van Riemsdijk, Johanna Classe
    317-348
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.68790
  • Do Maxixe ao samba de gafieira caminhos para uma revisão de literatura de danças de salão brasileiras

    Aline dos Santos Paixão
    349-375
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.69242
  • Dança menor políticas para criar o corpo e o comum

    Marina Guzzo, Kidauane Regina
    376-397
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.65652
  • As danças negras brasileiras e suas estéticas na cena carioca

    Fernanda Dias
    398-417
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.65586
  • Montando e desmontando Quem são e como atuam os riggers circenses?

    João Gabriel Baptistotti Nunes, Marco Antonio Coelho Bortoleto
    418-437
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.68955