V. 7 N. 1 (2021): Descentrar as Pesquisas em Dança (Parte II)

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Este dossiê é resultado do volume de pesquisas interessadas em realizar um trabalho de descentralização de estudos em dança, viabilizando um segundo número dedicado a diferentes instâncias de reflexão a partir do diagnóstico de que as práticas de pesquisas acadêmicas e artísticas ainda participam da construção e da manutenção de discursos que investem na separação entre“centro” e “periferia”, atrelados a pressupostos eurocêntricos e americano-cêntricos.

A descentralização que este dossiê fomenta, objetiva favorecer uma extensão do corpus da pesquisa em dança, tomando como referência os trabalhos recentes sobre: trocas culturais, estudos pós-coloniais e decoloniais; mas, também, uma exploração dos locais de tensão existentes no campo. Será, então, um movimento de descentralizar o olhar sobre as danças, descentralizar as histórias legitimadoras, descentralizar o condicionamento institucional e descentralizar-nos como sujeitos do conhecimento. Propomos a descentralização como um exercício de pesquisa que favoreça o surgimento do conhecimento e a exploração do potencial da pesquisa em dança. Além de suas múltiplas e possíveis definições, entendemos a descentralização como uma prática e um procedimento crítico em constante movimento.

Pubblicato: 2021-07-29

Editorial

Dossiê Temático - Eixo 1: Manifestos Descentrados

  • Por um conceito de danças negras

    Giuliano Souza Andreoli
    6-36
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.64256
  • Bitácora de ciertos viajes en el esfuerzo de una posible descentralización

    Javier Contreras
    37-53
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.66574
  • A exposição de um corpo qualquer singular: performatividade e discursividade na performance em dança SOB Medida

    Stephan Baumgartel
    54-74
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.66581

Dossiê Temático - Eixo 2: Histórias situadas

Dossiê Temático - Eixo 3: Dramaturgias

  • A Criação de uma rainha com corporeidades de axé: outras cenas, outros caminhos estéticos.

    Jonas de Lima Sales
    176-200
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.67931
  • Coreografia como aparato estético

    Sara Gómez Velázquez
    201-226
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.68813
  • Trajetos possíveis de um itinerário em dança

    Violeta Vaz Penna
    227-252
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.65624
  • O Pensar dramatúrgico como chave para descentralizar a criação coreográfica do estúdio de dança.

    Melina Scialom, Isabela Berto Tescarollo
    253-279
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.68645

Temas Variados