Montando e desmontando
Quem são e como atuam os riggers circenses?
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.68955Resumo
O circo – com destaque para as modalidades aéreas – vem ganhando espaço no Brasil. São poucas as investigações que analisam o rico e os acidentes no contexto circense de modo que o objetivo foi debater a formação dos responsáveis pela instalação dos aparelhos aéreos e descrever as ancoragens. Este estudo exploratório-descritivo teve dois instrumentos de coleta de dados: um questionário semiestruturado e o registro fotográfico das ancoragens. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo e da Estatística Descritiva. Os achados indicam a escassez de formação específica e regulamentação dos equipamentos e processos dentro do circo. Assim, se faz importante a implementação de políticas públicas/normatização específica que favoreçam a qualificação profissional e a elaboração protocolos de trabalho no âmbito da segurança no circo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Armando; NETO, Carlos Beyrodt Paiva. Fomento à cultura no Brasil-desafios e oportunidades. Políticas Culturais em Revista, Salvador, v. 10, n. 2, p. 35-58, 2017.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, v. 70, 2011.
BARRETO, Lua. Saltimbancos contemporâneos – seu aprendizado, suas escolhas e expectativas. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018.
BOLLING C, MELLETTE J, PASMAN HR, et al. From the safety net to the injury prevention web: applying systems thinking to unravel injury prevention challenges and opportunities in Cirque du Soleil. BMJ Open Sport & Exercise Medicine, 2019.
BORTOLETO, M. A. C. Capítulo 3.2. Perception du risque et causes d’accidents, un challenge permanent dans l’éducation des artistes brésiliens. IN: GOUDARD, Philippe Goudard; BARRAULT, Denys (org.). Médicine et Cirque, 2020.
BORTOLETO, M. A. C. O circo na periferia da universidade brasileira. In: SESC - São Paulo. (Org.). Circos - Festival Internacional Sesc de Circo. 1ed. São Paulo: SESC, 2015, v. 1, p. 24-37.
BORTOLETO, M. A. C.; CALÇA, D. H. O tecido circense: fundamentos para uma pedagogia das atividades circenses aéreas. Conexões, v. 5, n. 2, 2007.
CONFEA, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Resolução Nº 218, de 29 jun 1973. Disponível em: < http://normativos.confea.org.br/ementas/visualiza.asp?idEmenta=266&idTipoEmenta=5&Numero=>. Acesso em: 05 out 2019.
DUPRAT, R. M.; ONTAÑÓN, T. B.; BORTOLETO, M. A. C. Atividades circenses. Ginástica, dança e atividades circenses. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, V. 3, 2014.
DUPRAT, Rodrigo Mallet. Realidades e particularidades da formação do profissional circense no Brasil: rumo a uma formação técnica e superior. Tese (doutorado – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. Campinas, 2014.
FEDEC, Fédération européenne des écoles de cirque professionnelles. Manual de instrução das artes circenses. Tradução: CIRCO CRESCER E VIVER. Disponível em: <http://crescereviver.org.br/manual-de-instrucao-das-artes-circenses/>. Acesso em: 16 mar. 2018.
FERREIRA, Diego Leandro; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; SILVA, Ermínia. Segurança no circo: questão de prioridade. Várzea Paulista: Fontoura, 2015.
FULLER, Colin; DRAWER, Scott. The application of risk management in sport. Sports medicine, v. 34, n. 6, p. 349-356, 2004.
KRIELLARS, D. J.; CAIRNEY, J.; BORTOLETO, M. A.; KIEZ, T. K.; DUDLEY, D.; AUBERTIN, P. The Impact of Circus Arts Instruction in Physical Education on the Physical Literacy of Children in Grades 4 and 5. Journal of Teaching in Physical Education, v. 38, n. 2, p. 162-170, 2019.
MANDELL, Carolina Hamanaka. Circo: risco, performatividade e resistência. São Paulo: Sala Preta, v. 16, n. 1, p. 71-81, 2016.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MENDONÇA, Gabriel Coelho. Quando o chão não basta: reflexões sobre a virtuose acrobática em uma criação aérea circense. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Campinas, 2016.
NORMA BRASILEIRA. ABNT NBR ISSO 31000. Disponível em: < https://gestravp.files.wordpress.com/2013/06/iso31000-gestc3a3o-de-riscos.pdf>. Acesso em: 05 out. 2019.
PETZL. Anneau – open loop sling (technical information). Disponível em: < https://www.petzl.com/INT/en/Professional/Anchors/ANNEAU>. Acesso em: 01 nov. 2019.
PETZL. Carabiners (technical information). Disponível em: < https://www.petzl.com/INT/en/Sport/Carabiners-and-quickdraws/OK>. Acesso em: 01 nov. 2019.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROCHA, Gilmar. Circo no Brasil – Estado da Arte. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais. BIB, v. 70, p. 51-70, 2010.
SHRIER, Ian et al. Injury patterns and injury rates in the circus arts: an analysis of 5 years of data from Cirque du Soleil. The American Journal of Sports Medicine, v. 37, n. 6, p. 1143-1149, 2009.
SILVA, Erminia. O novo está em outro lugar. Palco Giratório: Rede Sesc de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas. Rio de Janeiro, p. 12-21, 2011.
STUBBE, Janine H.; RICHARDSON, Angelo; VAN RIJN, Rogier M. Prospective cohort study on injuries and health problems among circus arts students. BMJ Open Sport & Exercise Medicine. V. 4, n. 1, p. e000327, 2018.
THOMAS, Jerrry et al. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
NORMA BRASILEIRA. ABNT NBR ISSO 31000. Disponível em: < https://gestravp.files.wordpress.com/2013/06/iso31000-gestc3a3o-de-riscos.pdf>. Acesso em: 05 out. 2019.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-07-30 (2)
- 2021-07-29 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Gabriel Baptistotti Nunes, Marco Antonio Coelho Bortoleto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.