Por um conceito de danças negras

Autores

  • Giuliano Souza Andreoli Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Montenegro, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.64256

Resumo

Este  estudo tem o caráter teórico bibliográfico e analisa as implicações epistemológicas do conceito de danças negras, propondo-o como uma ferramenta de análise para a compreensão das dinâmicas sociais que articulam, a partir do racismo, dança, etnicidade e identidade negra. Utiliza como referencial teorias do campo da História, Sociologia, Antropologia e Estudos Culturais, com ênfase no conceito de Atlantico Negro (GILROY, 2011), na perspectiva decolonial (QUIJANO, 2000; GROSFOGUEL, 2007) e na noção de representatividade (DAVIS, 2014). O artigo aponta para duas possibilidades de uso do conceito: na atualização de práticas e saberes corporais afrodiaspóricos e na representatividade negra na dança. Por fim, discute as possibilidades e os limites das políticas anti-racistas na dança.

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Biografia do Autor

Giuliano Souza Andreoli, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Montenegro, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professor de Teoria da Dança no curso de Licenciatura em Dança na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Pedagogias do Corpo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2021-07-29 — Atualizado em 2021-07-30

Versões

Como Citar

ANDREOLI, G. S. Por um conceito de danças negras. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 1, p. 6–36, 2021. DOI: 10.5216/ac.v7i1.64256. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/64256. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Eixo 1: Manifestos Descentrados