Dança menor

políticas para criar o corpo e o comum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.65652

Resumo

O artigo tem como objetivo compartilhar o processo de construção e criação de uma dança menor, a partir do referencial proposto por Erin Manning (2016) e de uma prática coreográfica com mulheres num território vulnerabilizado em Santos, São Paulo, Brasil. Narramos um protótipo de projeto, com procedimentos metodológicos para práticas em dança e performance, buscando entrelaçar a vivência artística a estados de presença que fossem capazes de inaugurar novas possibilidades de relação, agência e convivência, sendo essas categorias-fundamento para uma dança acessível e comum. A proposta assume a ação coreográfica no território como uma posição de composição com a dimensão política que cada "chão" produz, como também, constrói imediações possíveis para artistas e operadores sociais, como políticas de cuidado, regeneração e refúgio em territórios vulnerabilizados.

 

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Biografia do Autor

Marina Guzzo, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Artista e pesquisadora das artes do corpo, Marina Guzzo tem pós-doutorado pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP e Mestrado e Doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP. Professora Adjunta da Unifesp no Campus Baixada Santista, pesquisadora do Laboratório Corpo e Arte e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Dança – N(i)D. Concentra suas criações na interface das linguagens artísticas e a incerteza da vida contemporânea, misturando dança, performance e circo para explorar os limites do corpo e da subjetividade nas cidades e na natureza. 

Kidauane Regina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Bacharela em Serviço Social, mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde, pesquisadora no Laboratório Corpo e Arte na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP campus Baixada Santista e ativista comunitária no Instituto Camará Calunga em São Vicente. Busca investigar a dança como produtora de conhecimento a partir do estudo de coreografias sociais nas quais estão expressas as relações socialmente produzidas e reproduzidas no sistema capitalista, tendo a arte como campo de leitura, intervenção e denúncia das contradições políticas que formam a realidade.

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Publicado

2021-07-29

Como Citar

GUZZO, M. S. L.; ALVES, K. R. Dança menor : políticas para criar o corpo e o comum. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 1, p. 376–397, 2021. DOI: 10.5216/ac.v7i1.65652. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/65652. Acesso em: 29 mar. 2024.