Dança menor
políticas para criar o corpo e o comum
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.65652Resumo
O artigo tem como objetivo compartilhar o processo de construção e criação de uma dança menor, a partir do referencial proposto por Erin Manning (2016) e de uma prática coreográfica com mulheres num território vulnerabilizado em Santos, São Paulo, Brasil. Narramos um protótipo de projeto, com procedimentos metodológicos para práticas em dança e performance, buscando entrelaçar a vivência artística a estados de presença que fossem capazes de inaugurar novas possibilidades de relação, agência e convivência, sendo essas categorias-fundamento para uma dança acessível e comum. A proposta assume a ação coreográfica no território como uma posição de composição com a dimensão política que cada "chão" produz, como também, constrói imediações possíveis para artistas e operadores sociais, como políticas de cuidado, regeneração e refúgio em territórios vulnerabilizados.
Downloads
Referências
ARAÓZ, Horácio. Pandemia: Sintomas do Capitaloceno. 2020. Acesso disponível em <https://www.glacedicoes.com/post/pandemia-sintomas-do-capitaloceno-parte-2-hor%C3%A1cio-machado-ar%C3%A1oz?fbclid=IwAR0v4gQGz8pxri_uOEBAS_d2aWcOiQZLJ6DR-mCUB33EVEHA7xI5Xu6zXCw>
BARUCH, Spinoza. Ética; [tradução de Tomaz Tadeu]. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
BONA, Dénètem Touam. Cosmopoéticas do refúgio. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2020.
BURT, Ramsay. “Genealogy and Dance History: Foucault, Rainer, Bausch, and de Keersmaeker” in Lepecki, André, Of the Presence of the Body: Essays on Dance and Performance Theory. Connecticut, Wesleyan University Press, 2004.
COELHO, Silvia Pinto. “Dançar-Pensar” enquanto investigação e poética. Sinais de cena 22, 2014.
LEPECKI, André. Coreopolítica e coreopolícia. Ilha R. Antr., Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil, ISSNe 2175-8034, v. 13, n. 1, p. 41-60, jan./jun. (2011) 2012.
MANNING, Erin, O QUE MAIS? Interlúdio de “Sempre mais do que um”: a dança da individuação. Tradução: Bianca Scliar. In: Dança, Salvador, v. 4, n. 2 p. 102-111, jul./dez. 2015.
MANNING, Erin. Proposições para um movimento menor. Tradução: André Arias , João Pessoa, UFPB, v. 10 n. 2, jun-dez/2019a, p. 11 a 24.
MANNING, Erin. Em direção a uma política da imanência. Susana Oliveira Dias, Susana Oliveira; Wiedemann, Sebastian; Amorim, Antonio Carlos Rodrigues [organizadores]. Conexões deleuze e cosmopolíticas e ecologias radicais e nova terra e... /- Campinas, SP: ALB/ClimaCom, 2019b.
MANNING, Erin. The Minor Gesture. Duke University Press, 2016.
MASSUMI, Brian. Parables for the Virtual: Movement, Affect, Sensation, London, Duke University Press, 2002.
MASSUMI, Brian. A arte do corpo relacional: do espelho tátil ao corpo virtual. São Paulo: Galaxia, n.31, p. 05-21, abr. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542016126462
MORAES, Alana. PARRA, Henrique Z. M; 2020. Laboratórios do Comum: Experimentações políticas de uma ciência implicada. Rede Latino-Americana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits). Revista do Centro de Pesquisa e Formação n.10. p.113 a 139.
PAULA, Marcos Ferreira de. Alegria e Felicidade: A presença do processo liberador em Espinosa. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.
ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir Uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. In: Cadernos de Subjetividade, v.1 n.2: 241-251. Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade, Programa de Estudos Pós Graduados de Psicologia Clínica, PUC/SP. São Paulo, set./fev. 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marina Guzzo, Kidauane Regina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.