A exposição de um corpo qualquer singular:
performatividade e discursividade na performance em dança SOB Medida
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.66581Resumo
A partir de uma descrição fenomenológica da performance em dança SOB Medida, um trabalho que expõe dois corpos femininos gordos em cena, o presente ensaio discute como nessa coreografia se cruzam dimensões performativas e discursivas na defesa da existência de um corpo feminino gordo, e pergunta até que ponto o direcionamento da atenção dos espectadores ora para a dimensão física ora para a dimensão social desestabiliza e desnaturaliza a relação entre ambos. Afirma que esse cruzamento em SOB Medida configura uma defesa criticamente festiva do corpo humano como um corpo qualquer, mas singular, num movimento que pode ser lido como defesa de uma política identitária enquanto ação, mas esvaziando ela enquanto categoria substancial. Finalmente, a partir da reflexão do filósofo italiano Giorgio Agamben sobre a existência de uma hospitalidade radical inscrita nessa qualqueridade singular, o texto lê a alternância entre traços performativos e discursivos na interação dos corpos em cena como metáfora capaz de evocar, de materializar e de explorar as potencialidades de uma comunidade por vir à qual alude Agamben.
Palavras-Chave: Gordofobia – Corporeidade Performativa – Corporeidade Discursiva – Comunidade – Agamben
Downloads
Referências
AZEVEDO, José Fernando de. “Entre o gatilho e a tempestade: racismo, capitalismo, teatro e a capacidade mimética de um vírus.”. Disponível em https://n-1edicoes.org/108, acesso em 30/07/2020.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Kafka. Por uma literatura menor. Trad. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo Performativo. Trad. Diana González Martin e David Martinez Perucha. Madrid: Abada, 2011.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
NANCY, Jean-Luc. Ser Singular Plural. Trad. Antonio Tudela Sancho. Madrid: Arena Libros, 2006.
SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an Introduction. New York & London: Routledge, 2006.
SOB Medida. Dir. Gaia Colzani. Com Uila Roldan e Bruna Putel. Performance disponível em https://www.youtube.com/watch?v=0xxc8MYhJJI&feature=youtu.be, acesso 15 de abril de 2019.
TAYLOR, Diana. Performance. Durham and London: Duke University Press, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Stephan Baumgartel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.