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CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ DE DEZEMBRO DE 2024 - REVISTA INTER-AÇÃO

2024-07-11

Caros/as pesquisadores/as,

O Comitê Editorial da Revista Inter-Ação abre chamada para submissão de artigos, que contemplem os dossiês da Revista Inter-Ação, sendo:

Dossiê Desigualdades educacionais e escolares e os marcadores sociais: arranjos, pesquisas e proposições (Volume 49, Número 3, Dez., 2024);

Período de recebimento das submissões: 

12/07/2024 a 30/09/2024 – para o volume 49, nº 3.;

Para mais informações, acesse a chamada.

Saiba mais sobre CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ DE DEZEMBRO DE 2024 - REVISTA INTER-AÇÃO

Edição Atual

v. 49 n. 3 (2024): Dossiê Desigualdades educacionais e escolares e os marcadores sociais: arranjos, pesquisas e proposições
					Visualizar v. 49 n. 3 (2024): Dossiê Desigualdades educacionais e escolares e os marcadores sociais: arranjos, pesquisas e proposições

Este dossiê se justifica por enfocar um tema que ocupa a agenda de pesquisadores de vários campos, uma vez que a configuração e a imbricação com os marcadores sociais, por meio da articulação e assimetrias de diferentes abordagens e perspectivas é um campo fecundo para se discutir a desigualdade educacional e escolar, especialmente após a pandemia do SARS COVID-19. Ou seja, o dossiê busca fomentar a discussão acerca da desigualdade educacional e escolar em relação, diálogo, assimetria ou interseção com os marcadores sociais raça/cor, gênero, nível socioeconômico, território, pessoa com deficiência – bem como novas formas de discriminação presentes nos diferentes contextos educacionais e escolares. Para tal, encorajamos a submissão de estudos de natureza teóricos, metodológica e análises empíricas que apresentem as configurações, delineamentos, invisibilidade de indivíduos, entre outros, a partir de distintas perspectivas, cenários, contextos e territórios em que a desigualdade se materialize. Além disso, os estudos podem apresentar uma vertente interdisciplinar e transversal que contemplem os aspectos históricos, sociais, econômicos, culturais e políticos relacionados à desigualdade educacional e escolar.

Publicado: 2024-12-20

Expediente

Dossiê

  • IGUALDADE OU EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA? UM DEBATE CONCEITUAL

    Naira da Costa Muylaert Lima
    1446-1457
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80631
  • INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA SALA DE AULA: UM ESTUDO ACERCA DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE DESIGUALDADES

    Eriene Macedo de Moraes, Cinthia Brenda Siqueira Santiago, Gina Glaydes Guimarães de Faria
    1458-1473
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80644
  • DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E A AUDIODESCRIÇÃO: ELO NECESSÁRIO PARA UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS UN LIEN NÉCESSAIRE VERS L'ÉDUCATION POUR TOUS

    Maria Clementina de Oliveira, Eliana Lúcia Ferreira
    1474-1483
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80681
  • ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: A INVISIBILIDADE NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS

    Regina Célia Passos Ribeiro de Campos, Marco Antônio Melo Franco
    1484-1501
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80251
  • O IMPACTO DA LEI 13.409/2016 NO INGRESSO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

    Flávia Pedrosa de Camargo
    1502-1512
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.81284
  • PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA COTISTAS ACERCA DO ACESSO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)

    Thays Santos Souza, Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Daniele da Rocha Carvalho
    1513-1532
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80668
  • CONDIÇÕES DE DOCÊNCIA, ORIGENS SOCIAIS DE ESTUDANTES E DESEMPENHO NO SAEB 2021

    Fellipe Madeira, Bernardo Mattes Caprara
    1533-1550
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80671
  • DESEMPENHO EM MATEMÁTICA E DESIGUALDADES: FATORES PARA (RE) PENSAR UMA EDUCAÇÃO EQUITATIVA

    André Luiz Regis de Oliveira, Emilia Carolina Bispo dos Santos Augusto
    1551-1565
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80732
  • INDICADORES DE RESULTADOS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES SOBRE DESIGUALDADES EM REDES MUNICIPAIS DE ENSINO PÚBLICO

    Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
    1566-1580
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80617
  • TRASLUCIR: VISUALIDADE E OFICINAS NAS COMUNIDADES INDÍGENAS DO BRASIL E EQUADOR.

    Juan Andrango
    1581-1591
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80413
  • DO PASSADO AO PRESENTE: ANALFABETISMO, DISPARIDADES REGIONAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

    Ingrid Danielle de Paula
    1592-1612
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79966
  • EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: BREVES APONTAMENTOS PARA A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

    Carla Liane Nascimento dos Santos, Eliecilda da Conceição Souza
    1613-1630
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80301
  • UM CORPO DOCENTE EM (RE)AÇÃO NA (RE)CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM UMA COMUNIDADE ESCOLAR EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

    Ery Jardim , Idio Fridolino Altmann, Ingridi Vargas Bortolaso, Paulo Fossatti
    1631-1649
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80738
  • INFÂNCIAS EM SITUAÇÃO DE RUA: INVISIBILIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E SOBREVIVÊNCIA

    Caroline Trapp de Queiroz
    1650-1664
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80574
  • TECENDO CAMINHOS: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

    Daylane da Silva de Souza, Sandra Maciel de Almeida, Jimena de Garay Hernández
    1665-1680
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80653
  • DESIGUALDADE SOCIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017) NO ESTADO DO PARANÁ

    Sandra Gunkel Scheeren, Marcos Vinicius Francisco
    1681-1695
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80716
  • JOVENS DE CABURI/AM E TENSIONAMENTOS DAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS-ENSINO MÉDIO O LOCAL DE MORADIA COMO MARCADOR DE DESIGUALDADES EDUCACIONAIS

    Nadia Maciel Falcão, Marlece Melo Fonseca, Cláudio Gomes da Victória, Daniele Silva de Almeida
    1696-1710
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80619
  • As BARREIRAS À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES MÃES NO ENSINO SUPERIOR

    Ana Cássia Alves Cunha, Geórgia Maria Feitosa e Paiva
    1711-1725
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80342
  • VIVÊNCIAS DE JUVENTUDES LGBTQIAPN+ NO ENSINO SUPERIOR: ENTRE MARCADORES SOCIAIS DE DIFERENÇA E VIOLÊNCIAS DE GÊNERO

    Edmarcius Carvalho Novaes, Adriana de Oliveira Leite Coelho, Tiago de Castro Silva, Yasmin Coelho Coutinho Duarte
    1726-1743
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80696
  • “SER PRETO, SER GAY, COMO ISSO PODE?” DEBATENDO MASCULINIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

    Michele Pereira de Souza da Fonseca, Leandro Teófilo de Brito, Samara Oliveira Silva, Fabille Mara Assumpção Moreira
    1744-1763
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80595

Artigos

  • “NEM TUDO SÃO FLORES”: OS DESAFIOS NO ACESSO E PERMANÊNCIA À EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR DE PESSOAS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS EM PERNAMBUCO

    Adriano de Freitas Alves, Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Jônatan David Santos Pereira
    1764-1780
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79466
  • FATO OU FAKE (?): PROBLEMATIZAÇÕES PARA PENSARMOS A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE INFODEMIA PROBLÉMATISATIONS POUR PENSER L'ÉDUCATION CONTEMPORAINE

    Alessandro Camara de Souza, Dagmar de Mello e Silva , Leiliane Domingues da Silva
    1781-1792
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78746
  • PEDAGOGIA SOCIALISTA E A DIDÁTICA NA OBRA DE NADEJDA KRUPSKAYA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO BRASILEIRO APONTADAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira
    1793-1810
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78713
  • O CONCEITO DE INSERÇÃO CRÍTICA DE PAULO FREIRE E A UNIVERSIDADE SERTANEJA DO CARIRI

    Alexandre Reinaldo Protásio, Wagner Pires da Silva, Erlene Pereira Barbosa
    1811-1826
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79059
  • INDICADORES DO PROCESSO DE POPULARIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS

    Tenisziara Moura Ferreira, Renato de Oliveira, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli
    1827-1844
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79524
  • A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCAT: UM DEBATE NA PERSPECTIVA MATERIALISTA DIALÉTICA

    José Francisco Silva Sampaio, Mariana Batista do Nascimento Silva
    1845-1860
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78706
  • SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR JOVENS DO MUNICÍPIO DE BARREIRAS-BA À DITADURA MILITAR (1964-1985) E AOS DESAFIOS DA DEMOCRACIA

    Dllane de Souza Dias Leal, Aldimar Jacinto Duarte
    1861-1876
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78557
  • REFLEXÕES PARA UMA PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM COMUNIDADE RIBEIRINHA AMAZÔNICA

    Kenny de Souza Rocha, Lucélida de Fátima Maia da Costa
    1877-1892
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79499
  • RACIALIZAÇÃO DO CURRÍCULO: INVISIBILIDADES E INSURGÊNCIAS EM UM CURSO DE PSICOLOGIA

    João Otávio Vieira Carvalho Almeida, Luziane de Assis Ruela Siqueira
    1893-1908
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79107

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