LEVANTAMENTO DE OVOS DE HELMINTOS EM LODO DE ESGOTO ORIUNDO DE CAMPO GRANDE (MS) APÓS TRATAMENTO ANAERÓBICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i1.3680Palavras-chave:
Saúde públicaResumo
O presente trabalho avaliou a presença de ovos de helmintos em lodo de esgoto, previamente tratado em sistema de digestão anaeróbia do tipo reator anaeróbio de lodo fluidizado (RALF). Primeiramente testaram-se diferentes tipos de materiais para a escolha do filtro que possibilitasse a passagem de ovos de Taenia saginata. O filtro mais adequado foi o papel higiênico fino, folha única. Classificaram-se os ovos de helmintos por gênero, de acordo com sua morfologia. Encontraram-se ovos de Taenia sp, Trichuris, Dipylidium e Strongyloides em apenas uma das colheitas. O número de ovos de nematóides prevaleceu sobre os de cestóides. Houve variação na quantidade encontrada de ovos de helmintos, indicando a necessidade de o lodo de esgoto receber tratamentos complementares. Concluiu-se que o filtro avaliado foi eficaz tanto para ovos de Taenia sp quanto para outros ovos de helmintos existentes em lodo de esgoto. PALAVRAS-CHAVES: Biossólido, filtro, Taenia spDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-04
Como Citar
CARRIJO, J. R.; BIONDI, G. F. LEVANTAMENTO DE OVOS DE HELMINTOS EM LODO DE ESGOTO ORIUNDO DE CAMPO GRANDE (MS) APÓS TRATAMENTO ANAERÓBICO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 207–211, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i1.3680. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3680. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).