Tipos de artigos que publicamos
Artigo de pesquisa completo:
Define-se artigo de pesquisa completo aquele que fornece um relato de um trabalho experimental original. Inclui seções completas de título, resumo, uma introdução com objetivos, material e métodos, resultados, discussão, conclusão e referências. Deve fornecer as informações necessárias para uma reprodução independente da pesquisa.
Revisão bibliográfica:
Artigos de revisão devem ser alicerçados em informações reconhecidas cientificamente sobre um determinado tema com o propósito de estabelecer um debate entre as ideias dos autores pesquisados e destes com as dos autores do artigo de revisão. Devem identificar lacunas ou problemas específicos e fornecer recomendações para pesquisas futuras. O texto pode ser acompanhado por imagens, gráficos e/ou tabelas, preferencialmente autorais, com características dos estudos incluídos na pesquisa, comparações e análises que possam auxiliar os leitores na compreensão do estado da arte. Inclui seções completas de título, resumo, uma introdução com objetivos, desenvolvimento, conclusão e referências.
Comunicação curta:
São artigos que apresentam um relato sucinto dos resultados de um trabalho experimental e devem conter material original e significativo para uma rápida divulgação visto não apresentarem resultados suficientes para serem considerados artigo de pesquisa completo. Inclui seções completas de título, resumo, uma introdução com objetivos, material e métodos, resultados, discussão, conclusão e referências.
Nota técnica:
A nota técnica deve fornecer uma breve descrição de um procedimento, método ou técnica específica. Pode ainda descrever uma modificação de técnica ou procedimento mostrando vantagens e desvantagens dessa nova proposição, sempre levando em consideração o rigor científico, novidade dos conceitos envolvidos, a validade da técnica e seu potencial para aplicação para área.
Relato de caso:
O relato de caso descreve uma ocorrência incomum ou nova, sendo uma comunicação rápida e curta, de caráter narrativo e descritivo. O texto deve escrito de forma simples, claro, preciso e conciso. A estrutura básica do relato de caso inclui título, resumo, uma introdução com objetivos, a descrição do caso, da técnica ou da situação, uma discussão com revisão da literatura, conclusão e referências. Para o relato de caso, a sequencia deve ser apresentada de forma cronológica e organizada. Nas conclusões, o autor deve ser cuidadoso, uma vez que se trata de um ou poucos casos relatados, sem poder estatístico para estabelecer uma evidência científica forte. É importante salientar que a submissão de relato de caso está condicionada a períodos previamente determinados pelo Conselho Editorial, normalmente, em edições especiais (https://revistas.ufg.br/vet/casereports).