Sobre a Revista
Breve histórico:
A revista Ciência Animal Brasileira | Brazilian Animal Science (CAB), e-ISSN 1809-6891, originou-se a partir do desmembramento dos Anais das Escolas de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), criada em 1971. A CAB, lançada em 2000, nasceu como uma iniciativa da atual Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, com o propósito de difundir o conhecimento científico nas áreas de Medicina Veterinária, Zootecnia e áreas afins.
Em 2006, passou a integrar o Portal de Periódicos da UFG e adotou o sistema de editoração eletrônica Open Journal Systems (OJS), consolidando sua gestão editorial digital. A versão impressa (p-ISSN 1518-2797) foi descontinuada em 2010, de modo que todo o fluxo editorial passou a ocorrer exclusivamente no formato online, reduzindo custos, dinamizando a comunicação com autores e revisores e conferindo maior agilidade às tramitações. A CAB oferece acesso livre e integral a todos os números e volumes publicados e não cobra nenhuma taxa para submissão ou publicação dos artigos.
Da sua criação em 2000 até 2019, a revista teve como Editor-Chefe o Prof. José Henrique Stringhini (UFG). Entre 2020 e 2021, a editoria foi compartilhada pelo Prof. João Restle (UFSM/UFG) e pelo Prof. Luiz Augusto Batista Brito (UFG) e desde 2022, a CAB conta com dois Editores-Chefes: Prof. Luiz Augusto B. Brito (UFG) e Prof. Rondineli Pavezzi Barbero (UFRRJ).
O Conselho Editorial é composto por especialistas de instituições nacionais e internacionais, comprometidos com a contínua qualificação da revista, com o avanço de seu processo de internacionalização e com a ampliação de sua presença em importantes bases indexadoras. Entre os indexadores, podemos destacar o SciELO, que disponibiliza todos os seus artigos em acesso aberto desde 2013, o Scopus, desde 2012, e Web of Science, desde 2024, por meio do Emerging Sources Citation Index (ESCI). Em 2025, a revista recebeu sua primeira avaliação pelo Journal Citation Reports (JCR), obtendo fator de impacto de 0.4.
Visando ampliar a visibilidade internacional, a CAB passou a publicar exclusivamente em inglês em 2017. A partir de 2019, adotou o formato bilíngue (inglês e português) para os artigos. Embora reconheça a predominância do inglês na comunicação científica, a revista manteve a publicação em português em razão da relevância para seu público leitor composto também por profissionais que não integram a comunidade acadêmica e pela importância da devolutiva social, dada a aplicabilidade direta dos conteúdos publicados.
Em 2020, a revista renovou sua identidade visual, com a criação de uma nova marca* e a atualização do layout dos artigos, visando aprimorar a leitura e a experiência dos usuários.
A CAB é financiada pela UFG, por intermédio das políticas do portal de periódicos da UFG, pela Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG e pelo Programa Editorial do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Todos os recursos oriundos dessas fontes financiadoras permitem a revista oferecer acesso livre aos artigos e sem nenhum custo para submissão ou publicação.
*Marca desenvolvida pela programadora visual Cátia Ana Baldoíno da Silva, do Portal de Periódicos da UFG.
Sejam bem-vindos à CAB e boa leitura.
Principais Indexadores
- Emerging Sources Citation Index - ESCI (Web of Science)
- SciElo
- CAB abstracts
- Biosis Previews
- Biological Abstracts
- AGRIS - International Information System for the Agricultural Sciences and Technology (FAO)
- AGRINDEX
- DOAJ - Directory of Open Access Journals
- Latindex
- REDIB
- Google Scholar
- SCOPUS
- FSTA - Food Science and Technology Abstracts
Apoio/ Patrocínio
Universidade Federal de Goiás (UFG);
Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ/UFG);
CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) – Programa Editorial.





















