Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- 1. O texto segue TODAS as exigências descritas em Diretrizes para Autores, e os autores leram e estão cientes acerca da Política de Ética na página da Revista?
- 2. Originalidade: o artigo é original e não está sendo avaliado para publicação por outra revista?
- 3. Metadados: os dados de todos os autores estão disponíveis para serem cadastrados (nome completo, filiação institucional, endereço de e-mail e o ORCID)?
- 4. Declarações: a declaração de anuência com a assinatura de todos os autores e o formulário sobre conformidade com a ciência aberta está disponível para ser anexada nessa submissão?
- 5. A certificação de aprovação pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) está disponível para ser anexada nessa submissão?
- 6. Os autores estão cientes que, em caso de aprovação para publicação, serão responsáveis pela tradução e revisão linguística do texto em inglês? Obs.: deverá ser feita por empresa certificada, preferencialmente, uma das indicadas pela CAB.
Diretrizes para Autores
Última atualização: 13-11-2025
ATENÇÃO: No processo de submissão, os autores devem ficar atentos e considerar todos os itens listados em condições para submissão. As informações sobre os autores (nome, filiação, ORCID e e-mail) devem ser cuidadosa e obrigatoriamente preenchidas na área de Metadados. Estes dados serão consultados e adicionados ao artigo, em caso de publicação. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas de imediato.
Tipos de artigos que publicamos: A CAB publica artigos científicos completos originais, artigos de revisão, comunicações curtas, notas técnicas e, em casos excepcionais, relatos de caso. Os autores podem consultar a descrição detalhada de cada tipo de artigo publicado pela revista no seguinte link: https://revistas.ufg.br/vet/articletypes. A leitura atenta desse material é fundamental antes da submissão, pois contribui para o alinhamento com os critérios editoriais e científicos da revista.
Declaração de anuência e contribuições do autor: a declaração de anuência deverá ser anexada no ato da submissão e sua apresentação é um item obrigatório para tramitação do artigo. Deverá conter os nomes de todos os autores, afiliação e uma descrição individual da contribuição de cada autor na elaboração da pesquisa. Para adicionar a contribuição de cada autor, a CAB segue taxonomia indicada pelo CRedit (Taxonomia de Funções de Contribuidor) que inclui 14 categorias que normalmente são desempenhadas para a produção científica acadêmica (https://credit.niso.org). Veja o modelo da declaração pelo link aqui.
Formulário sobre conformidade com a ciência aberta: o formulário deve ser preenchido e anexado no ato da submissão sendo a sua apresentação um item obrigatório para tramitação do artigo. O formulário pode ser acessado aqui. Por meio deste formulário os autores informam a CAB sobre a conformidade do manuscrito com as práticas de comunicação da Ciência Aberta respondendo aos itens:
(a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização;
(b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e,
(c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares (esse item apenas em caráter informativo para a CAB).
Comitê de Ética: É obrigatório anexar, no ato da submissão, a certificação de aprovação pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) para o caso de pesquisa com animais e pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) para as pesquisas que tenham aplicação de questionário a pessoas, bem como, a inserção do número do protocolo no corpo do texto (material e métodos). O artigo que necessitar do certificado de aprovação em comitê de ética e não o apresentar será rejeitado de imediato.
ORCID (Open Researcher and Contributor ID): É um item obrigatório para todos os autores e coautores e deve ser fornecido no ato da submissão no preenchimento dos metadados. O ORCID fornece ao pesquisador um número de identidade digital que o torna único, ainda que tenha homônimo, que seja citado de diferentes formas ou que tenha mudado de nome. Sua criação é gratuita e está disponível no site: https://orcid.org/register
Detecção de plágio: todos os artigos submetidos a revista CAB são previamente analisados por detector de plágio (iThenticate). Os artigos reprovados serão minuciosamente analisados pela equipe editorial e, quando for o caso, informações adicionais serão requisitadas aos autores. Caso o plágio seja confirmado o artigo será sumariamente rejeitado.
INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DO ARTIGO:
Língua: O artigo submetido poderá ser redigido em inglês ou em português. Como a revista CAB adota o modelo bilíngue de publicação, os autores devem ter ciência que será necessário o envio do texto na outra modalidade em caso de aprovação do artigo para publicação.
Para o texto em português, a revisão linguística será realizada pela equipe editorial do portal de periódicos da UFG. Para o texto em inglês, a responsabilidade da tradução e/ou revisão linguística será dos autores, sendo necessária a apresentação de certificação emitida por uma empresa ou tradutor certificado. Para artigos de autores estrangeiros a apresentação do certificado de revisão de língua inglesa poderá ser dispensada a critério da equipe editorial e a apresentação da versão em língua portuguesa é facultativa.
Pedimos que os autores aguardem o aceite para publicação antes de iniciarem a revisão linguística/tradução da língua inglesa e apresentação do certificado. Sugerimos, preferencialmente, uma das empresas ou profissionais autônomos indicados pela CAB, conforme lista presente aqui.
Formato do arquivo e escrita do texto:Os arquivos para submissão devem estar em formatos editáveis: Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e o arquivo não deve ultrapassar 4MB. O texto deverá ser escrito com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Deverá ser formatado em A4 e as margens inferior, superior, direita e esquerda deverão ser de 2,5 cm. As páginas e linhas devem ser numeradas de forma contínua.
Autores: O (s) nome (s) do (s) autor (es) e a filiação institucional não deve aparecer no arquivo texto enviado para submissão afim de garantir o critério de sigilo da CAB na avaliação por pares duplo-cego.
Número de páginas: sugerimos que um artigo de pesquisa completo contenha um número máximo de 20 páginas (arquivo submetido). Para as revisões bibliográficas, não sugerimos limite de página.
Resumo: O artigo deve conter um resumo escrito em língua inglesa e outro em língua portuguesa, de mesmo teor, apresentando clareza e concisão. Exige-se que o resumo tenha no mínimo 180 e, no máximo, 250 palavras. O resumo/abstract deve ser redigido em Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,0.
Palavras-chave: número mínimo de 3 e no máximo de 5 palavras, separadas por ponto e vírgula. Devem ser apresentadas tanto em inglês quanto em português. Lembrando que não deve conter elementos já presentes no título.
Resumo gráfico: A CAB sugere fortemente que autores produzam de um resumo gráfico/visual. O resumo gráfico deve ser enviado juntamente com o artigo, sendo adicionado logo após o Resumo/Abstract (texto). Ele deve apresentar de forma clara, autoexplicativa e pictórica as principais conclusões do artigo com o intuito de proporcionar aos leitores a compreensão rápida da mensagem do artigo de forma "visual". Evite usar gráficos ou resultados que serão apresentados no texto. Tente apresentar as informações de forma linear, em sentido horário. O resumo gráfico não deve ser numerado.
Figuras, gráficos, tabelas e equações: deverão ser inseridos, obrigatoriamente, no corpo do texto após serem citados. Não inserir no final do texto. As tabelas devem ser inseridas em formato editável, não inserir em jpeg/tiff etc. Tabelas extensas podem ser incluídas como material suplementar. As equações devem ser inseridas em formato editável a partir do editor de equações.
Estrutura do texto:
Para manuscritos redigidos em língua portuguesa:
Título em português; Título em inglês; Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; 1. Introdução; 2. Material e métodos; 3. Resultados; 4. Discussão (Resultados e discussão podem ser apresentados juntos a critério dos autores); 5. Conclusão; Material suplementar (Se aplicável); Declaração de conflito de interesses; Declaração de disponibilidade de dados; Declaração de uso de IA generativa (Se aplicável); Contribuições do autor (Adicionar apenas em caso de aceite para publicação); Agradecimentos (opcional); Referências.
As seções Material e Métodos, Resultados e Discussão podem conter subseções. Disponibilizamos um modelo de formatação que pode ser acessado aqui: modelo de formatação.
Para manuscritos redigidos em língua inglesa:
Title; Title in Portuguese; Abstract; Keywords; Resumo (Portuguese); Palavras-chave (Portuguese); 1. Introduction; 2. Material and methods; 3. Results; 4. Discussion (ou Results and discussion); 5. Conclusions; Supplementary material (opcional); Declaration of conflict of interest; Data availability statement; Generative AI use statement; Author Contributions (Add only upon acceptance for publication); Acknowledgments (opcional); References.
As seções Material e métodos, Resultados e discussão podem conter subseções. Disponibilizamos um modelo de formatação que pode ser acessado aqui: modelo de formatação.
Material suplementar (se aplicável)
Tabelas extensas, imagens adicionais ou outros itens que os autores considerem importantes para o estudo, mas que sejam muito extensos para serem incluídos na versão publicada, podem ser incluídas como material suplementar. O Material Suplementar deve ser submetido separadamente no ato da submissão e será publicado juntamente com a versão online do artigo. A identificação no arquivo do material suplementar deve iniciar com o título do artigo (material suplementar do artigo XXX). As tabelas e figuras devem ser identificadas da seguinte forma: Tabela S1, Tabela S2, etc., Figura S1, Figura S2, etc. Além disso, uma lista desse material deve ser apresentada ao final do arquivo de texto do manuscrito, contendo a seguinte declaração:
Material suplementar
Tabela S1. < título curto >
Figura S1. <título curto>
Declaração de conflito de interesse
A inclusão desse item é obrigatória. Os autores deverão informar se houve algum conflito de ordem pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Se não se aplica, os autores deverão informar: Os autores declaram não haver conflito de interesses.
Declaração de disponibilidade de dados
A inclusão desse item é obrigatória. Abaixo, citamos exemplos de apresentação desse item no artigo:
A. Quando os dados serão disponibilizados mediante solicitação, a informação deverá constar dessa forma:
O conjunto completo de dados que suporta os resultados deste estudo está disponível mediante solicitação ao autor correspondente.
B. Quando os dados estão disponíveis. Esse item deverá ser apresentado dessa forma:
- O conjunto completo de dados que suporta os resultados deste estudo foi publicado no próprio artigo e no material suplementar (esse último item, se aplicável).
ou
- O conjunto completo de dados que suporta os resultados deste estudo foi disponibilizado no repositório [NOME] e pode ser acessado em [DOI ou LINK PERMANENTE PARA OS DADOS].
ou
- O conjunto completo de dados que suporta os resultados deste estudo foi disponibilizado no CAB Data. (Esse repositório é da revista e pode ser utilizado para envio de dados de pesquisa de artigos publicados pela CAB).
C. Quando os dados não estão disponíveis, a informação deverá constar dessa forma:
O conjunto de dados que suporta os resultados deste estudo não estão disponíveis publicamente devido a [DETALHES SOBRE O MOTIVO DA RESTRIÇÃO, por exemplo, conter informações que comprometem a privacidade dos participantes da pesquisa].
Caso os dados venham a ser disponibilizados junto com a publicação do artigo, pelo repositório da CAB (DataCAB) a declaração será incluída após a aceitação do manuscrito, durante a fase de edição de texto, e será adicionado o DOI referente aos dados publicados.
Declaração de uso de IA generativa
Esta declaração não se aplica para o uso de ferramentas básicas para checagem gramatical, grafia, referências, entre outras. Se não há nada para comunicar, não é necessário adicionar essa declaração. Caso o autor utilize tecnologias de IA ou assistidas por IA, uma declaração na seção com o seguinte conteúdo, deverá ser incluída:
Durante a preparação deste manuscrito, os autores utilizaram [NOME DA FERRAMENTA / SERVIÇO] para [JUSTIFICATIVA DO USO]. Após a utilização desta ferramenta/serviço, os autores revisaram e editaram o conteúdo apropriadamente e assumem total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.
Contribuições do autor
Esse item só será incluído no texto caso o artigo for aceito para publicação. As contribuições de cada autor deverão ser incluídas na declaração de anuência que deverá ser anexada em arquivo separado no ato da submissão. Deverá conter os nomes de todos os autores, afiliação e uma descrição individual da contribuição de cada autor na elaboração da pesquisa. A CAB segue taxonomia indicada pelo CRedit (Taxonomia de Funções de Contribuidor) que inclui 14 categorias que normalmente são desempenhadas para a produção científica acadêmica (https://credit.niso.org).
Conceituação: M. Neumann e T. Durmana. Curadoria de dados: M. Neumann. Análise formal: M. Neumann. Aquisição de financiamento: M. Neumann. Administração do projeto: E. R. Almeida. Metodologia: M. Neumann e T. Durman. Supervisão: E. R. Almeida. Investigação: A. M. Souza, F. B. Cristo, E. Baldissera e E. E. Bremm. Visualização: E. R. Almeida e A. M. Souza. Redação (rascunho original): E. R. Almeida. Redação (revisão e edição): M. Neumann e A. M. Souza
Referências e Citação
A lista completa de referências no final do artigo, devem estar de acordo com o Estilo Vancouver. Devem ser numeradas na ordem em que aparecem no texto. As citações devem ser feitas pelo número da referência, colocado entre parênteses e sobrescrito. A seguir, exemplos de referências e citação direta e indireta:
IMPORTANTE:
- Não incluir resumos simples, expandidos ou trabalhos completos publicados em anais de eventos na lista de referências.
- Sobre dissertações e teses:seu uso como referência deve ser evitado. Entretanto, se forem essenciais e não houver artigo científico publicado com os mesmos dados, poderão ser aceitas, desde que a defesa tenha ocorrido nos últimos dois anos. Nesses casos, deve-se incluir o link direto para o documento, hospedado na Plataforma Sucupira/CAPES ou no repositório institucional da universidade, em formato PDF.
- Solicita-se ainda que os autores priorizem artigos publicados em periódicos em detrimento de livros-texto.
- Solicita-se que o número DOI ou o link correspondente dos artigos seja acrescentado ao final da referência.
- Não incluir comunicações pessoais e materiais bibliográficos sem data de publicação na lista de referências.
- Nenhuma ferramenta de IA deve ser incluída na lista de referências.
EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS:
ARTIGO DE PERIÓDICO:
Autor (Sobrenome e iniciais). Título do artigo. Título abreviado do periódico. Ano, mês e dia da publicação (mês e dia somente se disponíveis); volume (edição): páginas. Disponível em:
Nota:
A. Dois autores: Autores separados por vírgulas (Sobrenome e iniciais).
B. Três a seis autores: liste todos os 6 autores ou, alternativamente, liste os 3 primeiros e adicione "et al".
C. Mais de seis autores: liste os 6 primeiros ou, alternativamente, liste os 3 primeiros e adicione "et al".
|
Lista de referências |
Citação no texto |
|
1. Zanella JRC, Zanella GC. Uma abordagem de saúde única para a vigilância de novas doenças virais de suínos. Ciênc. anim. bras. 2022;24. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-6891v24e-74048P |
Zanella e Zanella (1) discutiram sobre o amplo campo de infecções virais suínas emergentes... |
|
2. Costa H, Dantas R, Alvarenga MB, Peripolli V, Tanure CBGS, Seixas L, et al. Assessment of the dairy chain sustainability through best management practices Brazil’s programs. Ciênc. anim. bras. 2025;26. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-6891v26e-79031E |
Conforme descrito por Costa et al (2), os projetos para promover a sustentabilidade da cadeia leiteira... |
|
3. Paim RCS, de Paula LGF, Soares DM, et al. Toxic plants from the perspective of a "Quilombola" community in the Cerrado region of Brazil. Toxicon. 2023; 1;224:107028. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.toxicon.2023.107028. |
Paim e colaboradores (3) concluíram que o conhecimento etnobotânico, especialmente das comunidades tradicionais, é essencial... |
LIVRO:
4. Reis JC. Estatística aplicada à pesquisa em ciência veterinária. 1st ed. Olinda: Luci Artes Gráficas; 2003. 651p. Português.
CAPÍTULO DE LIVRO:
4. Pascoe PJ. Cuidados pós-operatórios do paciente. In: Slatter D. Manual de cirurgia de pequenos animais. 2nd ed. São Paulo: Manole; 1998. p. 287-299. Português.
LEGISLAÇÃO:
Os modelos aqui foram adaptados porque a normalização proposta no Estilo Vancouver não corresponde à realidade brasileira:
6. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado; 1988. Português.
7. Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Portaria interministerial no. 1000 de 15 de abril de 2004. Resolvem certificar como Hospital de Ensino das Instituições Hospitalares que servirem de campo para a prática de atividades curriculares na área da saúde, sejam hospitais Gerais e, ou especializados. Diário Oficial da União. 2004 Abr 16; Seção 1. Português.
MATERIAL ELETRÔNICO:
Software disponível
8. SAS Institute. Statistical Analysis System: user guide [CD-ROM]. Version 8. Cary (NC): SAS Insitute Inc., 2002. Disponível em: https://www.sas.com/pt_br/home.html
CD-ROM
9. Anderson SC, Poulsen KB. Anderson's electronic atlas of hematology [CD-ROM]. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2002.
TESE OU DISSERTAÇÃO (CITAR SOMENTE SE IMPRESCINDÍVEL):
Autor (Sobrenome e iniciais). Título da tese [tese/dissertação/monografia/TCC]. Local de publicação: Editora; Ano [data de citação – ano, mês, dia]. Disponível em: URL.
10. Nascente, EP. Efeito antitumoral do extrato metanólico do látex de Synadenium Grantii Hook f. (Euphorbiaceae) em tumor de ehrlich sólido. [Tese] Goiânia (GO): Doutorado em Ciência Animal, Escola de Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal de Goiás; 2025 [citado em 13 de maio de 2025]. Disponível em:http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/14251
DOCUMENTO ONLINE:
11. Food and Agriculture Organization of the United Nations. FAOSTAT statistical database [Internet]. Rome: FAO; 2023 [citado 2025 maio 13]. Disponível em: https://www.fao.org/faostat/en/
DADOS DE PESQUISA:
12. Mahardawi B. The role of hemostatic agents following dental extractions: a systematic review and meta-analysis [dataset]. In: Dryad [Internet]. 2022. [cited 2025 May 14] Disponível em: https://doi.org/10.5061/dryad.59zw3r297
13. Baumann T, Niemeyer S H, Lussi A, Scaramucci T, Carvalho T S. Rinsing solutions containing natural extracts and fluoride prevent enamel erosion in vitro [dataset]. SciELO Data, V1. 2023. [cited 2025 May 14]. Disponível em: https://doi.org/10.48331/scielodata.ZTZ1PM
14. Amarilho-Silveira, F. Estimation of productive efficiency in ewes from the natural grasslands of Southern Brazil: A pilot approach [dataset]. In: SciELO Data. 2025, [cited 2025 May 14]. Disponível em: https://doi.org/10.48331/SCIELODATA.AGWLIU
PREPRINT:
15. Martins G, Oliveira M, Botelho A F, Gamba C, Duarte C, Bicalho A, et al. Evaluation of mesenchymal cells (msc) and dapsone for the treatment of dermonecrotic wounds caused by Loxosceles laeta venom in rabbits. [Preprint]. 2018. [cited 2025 May 14] https://doi.org/10.20944/preprints201801.0063.v1
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços de e-mail inseridos neste site do periódico serão usados exclusivamente para os fins declarados deste periódico e não serão disponibilizados para qualquer outro propósito ou para qualquer outra parte.





















