PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Leptospira spp. E ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA INFECÇÃO EM BOVINOS DO ESTADO DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.5460Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
O presente trabalho visou determinar a prevalência de soroaglutininas anti-Leptospira spp., determinar sua distribuição regional e avaliar os principais fatores associados à enfermidade em bovinos do Estado de Goiás. Realizou-se o estudo utilizando-se 4.571 amostras colhidas em 715 propriedades de 213 dos 246 municípios do Estado de Goiás, as quais foram analisadas pela técnica de soroaglutinação microscópica (SAM). Detectaram-se 62,2% de amostras positivas para pelo menos um dos dezesseis sorovares testados, com predominância de coaglutinações (40,24%), seguidas pelos sorovares Wolffi (14,53%), Hardjo (12,70%), Grippotyphosa (10,55%) e Shermani (6,55%). A prevalência de anticorpos anti-Leptospira spp. foi associada aos seguintes fatores: estrato de produção, sendo mais prevalente no estrato de produção predominantemente de bovinos para corte; prática de inseminação artificial; raça dos animais; presença de ovinos e caprinos; presença de capivaras; compra de reprodutores em exposições e de outras propriedades; aluguel de pastos em alguma época do ano; presença de piquete maternidade e ocorrência de abortos. Concluiu-se que a infecção por Leptospira spp. é endêmica no Estado de Goiás.PALAVRAS-CHAVES: Aglutininas anti-Leptospira spp., bovinos, Goiás, soroaglutinação microscópica, soroepidemiologia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-10-02
Como Citar
MARQUES, A. E.; ROCHA, W. V.; DE BRITO, W. M. E. D.; FIORAVANTI, M. C. S.; PARREIRA, I. M.; JAYME, V. de S. PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Leptospira spp. E ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA INFECÇÃO EM BOVINOS DO ESTADO DE GOIÁS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 607–617, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.5460. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5460. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).