PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Leptospira spp. E ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA INFECÇÃO EM BOVINOS DO ESTADO DE GOIÁS

Autores

  • Alberto Elias Marques UFG
  • William Vilela Rocha AGRODEFESA-GO
  • Wilia Marta Elsner Diederichsen de Brito UFG
  • Maria Clorinda Soares Fioravanti UFG
  • Ivonete Maria Parreira UFG
  • Valéria de Sá Jayme UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.5460

Palavras-chave:

Sanidade Animal

Resumo

O presente trabalho visou determinar a prevalência de soroaglutininas anti-Leptospira spp., determinar sua distribuição regional e avaliar os principais fatores associados à enfermidade em bovinos do Estado de Goiás. Realizou-se o estudo  utilizando-se 4.571 amostras colhidas em 715 propriedades de 213 dos 246 municípios do Estado de Goiás, as quais foram analisadas pela técnica de soroaglutinação microscópica (SAM). Detectaram-se 62,2% de amostras positivas para pelo menos um dos dezesseis sorovares testados, com predominância de coaglutinações (40,24%), seguidas pelos sorovares Wolffi (14,53%), Hardjo (12,70%), Grippotyphosa (10,55%) e Shermani (6,55%). A prevalência de anticorpos anti-Leptospira spp. foi associada aos seguintes fatores: estrato de produção, sendo mais prevalente no estrato de produção predominantemente de bovinos para corte; prática de inseminação artificial; raça dos animais; presença de ovinos e caprinos; presença de capivaras; compra de reprodutores em exposições e de outras propriedades; aluguel de pastos em alguma época do ano; presença de piquete maternidade e ocorrência de abortos. Concluiu-se que a infecção por Leptospira spp. é endêmica no Estado de Goiás.

PALAVRAS-CHAVES: Aglutininas anti-Leptospira spp., bovinos, Goiás, soroaglutinação microscópica, soroepidemiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Elias Marques, UFG

Departamento de Medicina Veterinária, Escola de Veterinária - Universidade Federal de Goiás, CEP 74001-970 , Goiânia, Goiás, Brasil.

William Vilela Rocha, AGRODEFESA-GO

AGRODEFESA-GO

Wilia Marta Elsner Diederichsen de Brito, UFG

Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública-UFG

Maria Clorinda Soares Fioravanti, UFG

Departamento de Medicina Veterinária, Escola de Veterinária - UFG

Ivonete Maria Parreira, UFG

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Escola de Veterinária - UFG

Valéria de Sá Jayme, UFG

Departamento de Medicina Veterinária, Escola de Veterinária - UFG

Downloads

Publicado

2010-10-02

Como Citar

MARQUES, A. E.; ROCHA, W. V.; DE BRITO, W. M. E. D.; FIORAVANTI, M. C. S.; PARREIRA, I. M.; JAYME, V. de S. PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Leptospira spp. E ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA INFECÇÃO EM BOVINOS DO ESTADO DE GOIÁS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 607–617, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.5460. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5460. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária