EFEITO DO TEMPO E DA TEMPERATURA DE REFRIGERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE MICRORGANISMOS PSICROTRÓFICOS EM LEITE CRU REFRIGERADO COLETADO NA MACRORREGIÃO DE GOIÂNIA – GO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.3522Palavras-chave:
Tecnologia de AlimentosResumo
O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito do tempo de estocagem e da temperatura de refrigeração sob a contagem de microrganismos psicrotróficos e psicrotróficos proteolíticos em amostras de leite cru refrigerado. No período de agosto a setembro de 2005 coletaram-se 34 amostras de leite cru refrigerado de tanques de expansão, sendo 29 individuais e cinco coletivos. Para a coleta das amostras seguiu-se uma rota determinada pela indústria localizada na macrorregião de Goiânia, GO. Para a avaliação microbiológica, foi realizada a contagem-padrão em placas de microrganismos psicrotróficos e psicrotróficos proteolíticos. Para a determinação e quantificação do caseinomacropeptídeo (CMP), adotou-se a metodologia proposta em BRASIL (1991). A contagem de microrganismos psicrotróficos e psicrotróficos proteolíticos aumentou com o tempo de estocagem do leite cru refrigerado. Observou-se o funcionamento inadequado do termostato dos tanques de expansão, podendo ocasionar prejuízos principalmente ao produtor de leite. Não foi constatada a presença de CMP pela cromatografia líquida de alta eficiência.PALAVRAS-CHAVES: Leite in natura, proteólise, Pseudomonas spp.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-19
Como Citar
DOS SANTOS, P. A.; PEREIRA DA SILVA, M. A.; DE SOUZA, C. M.; ISEPON, J. dos S.; DE OLIVEIRA, A. N.; NICOLAU, E. S. EFEITO DO TEMPO E DA TEMPERATURA DE REFRIGERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE MICRORGANISMOS PSICROTRÓFICOS EM LEITE CRU REFRIGERADO COLETADO NA MACRORREGIÃO DE GOIÂNIA – GO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1237–1245, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.3522. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3522. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).