EFEITO DA INCLUSÃO DE SOJA INTEGRAL EM RAÇÕES EXTRUSADAS NO DESEMPENHO DE JUVENIS DE PIAVUÇU (Leporinus macrocephalus L.)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v14i4.15834Palavras-chave:
Nutrição, piscicultura, alimento alternativo, Glycine max L., energia digestívelResumo
Com este estudo objetivou-se avaliar o efeito da inclusão de soja integral em rações extrusadas com diferentes níveis de energia digestível na dieta de juvenis de piavuçu (Leporinus macrocephalus L.). Foram distribuídos 100 peixes com peso inicial de 5,06 ± 0,41 g, em 20 aquários (80 L), num delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos (0; 20,0; 35,0; 50,0 e 67,5% de soja integral nas dietas) e quatro repetições. Dietas isoprotéicas, isocálcicas, isofosfóricas, isoaminoácidicas para metionina e com diferentes valores de energia digestível (3.193; 3.326; 3.413; 3.510 e 3.621 kcal/kg) foram fornecidas aos peixes durante setenta dias. Os seguintes critérios foram avaliados: peso final, ganho de peso, incremento em comprimento, consumo diário de ração, conversão alimentar, taxa de eficiência proteica e taxa de sobrevivência. Os tratamentos não diferiram (P>0,05) entre si em relação aos critérios avaliados. Concluiu-se que a inclusão de soja integral nas rações para juvenis de piavuçu é viável, podendo substituir parcial ou totalmente o farelo de soja, sem prejuízo de desempenho, embora proporcione maior deposição de gordura na carcaça.
PALAVRAS-CHAVE: alimento alternativo; Glycine max L.; energia digestível; nutrição; piscicultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).