COMPORTAMENTO INGESTIVO DE OVINOS ALIMENTADOS COM CANA-DE-AÇÚCAR ENSILADA COM ÓXIDO DE CÁLCIO OU UREIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v13i1.15636Palavras-chave:
eficiência de alimentação, ingestão, óxido de cálcio, ruminaçãoResumo
Avaliou-se o comportamento ingestivo de ovinos alimentados com cana-de-açúcar ensilada com óxido de cálcio ou ureia. Foram utilizados 20 cordeiros Santa Inês, castrados, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, alojados em baias individuais. Utilizaram-se quatro tratamentos com óxido de cálcio (0,0; 0,8; 1,6 e 2,4%) e um com ureia (1,5%), ambos na matéria natural. Não foi observada diferença para consumo em kg de MS e FDN/dia. Verificou-se que a alimentação em minutos/dia e minutos/kg de MS e FDN de alimentação e ruminação foram semelhantes. Houve efeito linear para a mastigação em horas/dia e para ócio em minutos/dia, entre as doses de óxido de cálcio. A eficiência de alimentação e ruminação (g de MS e FDN/hora) não apresentou efeito significativo. Não houve diferença para alimentação, ruminação e ócio, número de períodos/dia e para alimentação e ruminação do tempo gasto por período (minutos). Entretanto, houve efeito linear crescente para o ócio. O consumo médio/período de alimentação em kg de MS e FDN não apresentaram diferença. Silagem de cana-de-açúcar com óxido de cálcio ou ureia, fornecidos a ovinos, não afetam os períodos de alimentação e ruminação dos animais, bem como diminuem a ruminação e mastigação e aumenta o ócio.
PALAVRAS-CHAVE: consumo; eficiência de alimentação; ingestão; ruminação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).