COMPORTAMENTO INGESTIVO DE OVINOS ALIMENTADOS COM CANA-DE-AÇÚCAR ENSILADA COM ÓXIDO DE CÁLCIO OU UREIA

Autores

  • Alberti Ferreira Magalhães MAPA/CEPLAC/CEPEC-SEFOP, Bahia
  • Aureliano J. Vieira Pires Departamento de Tecnologia Rural e Animal, UESB, Itapetinga, BA
  • Fabiano Ferreira da Silva Departamento de Tecnologia Rural e Animal, UESB, Itapetinga, BA
  • Gleidson G. Pinto de Carvalho Departamento de Produção Animal, UFBA, Campus de Ondina, Salvador, BA
  • Daiane M. Trindade Chagas Mestranda em Zootecnia, UESB, Itapetinga, Bahia
  • Larissa Argôlo Magalhães Graduanda em Engenharia Agronômica, Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais / UESC, BA

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v13i1.15636

Palavras-chave:

eficiência de alimentação, ingestão, óxido de cálcio, ruminação

Resumo

Avaliou-se o comportamento ingestivo de ovinos alimentados com cana-de-açúcar ensilada com óxido de cálcio ou ureia. Foram utilizados 20 cordeiros Santa Inês, castrados, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, alojados em baias individuais. Utilizaram-se quatro tratamentos com óxido de cálcio (0,0; 0,8; 1,6 e 2,4%) e um com ureia (1,5%), ambos na matéria natural. Não foi observada diferença para consumo em kg de MS e FDN/dia. Verificou-se que a alimentação em minutos/dia e minutos/kg de MS e FDN de alimentação e ruminação foram semelhantes. Houve efeito linear para a mastigação em horas/dia e para ócio em minutos/dia, entre as doses de óxido de cálcio. A eficiência de alimentação e ruminação (g de MS e FDN/hora) não apresentou efeito significativo. Não houve diferença para alimentação, ruminação e ócio, número de períodos/dia e para alimentação e ruminação do tempo gasto por período (minutos). Entretanto, houve efeito linear crescente para o ócio. O consumo médio/período de alimentação em kg de MS e FDN não apresentaram diferença. Silagem de cana-de-açúcar com óxido de cálcio ou ureia, fornecidos a ovinos, não afetam os períodos de alimentação e ruminação dos animais, bem como diminuem a ruminação e mastigação e aumenta o ócio.

PALAVRAS-CHAVE: consumo; eficiência de alimentação; ingestão; ruminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-03-29

Como Citar

MAGALHÃES, A. F.; PIRES, A. J. V.; SILVA, F. F. da; CARVALHO, G. G. P. de; CHAGAS, D. M. T.; MAGALHÃES, L. A. COMPORTAMENTO INGESTIVO DE OVINOS ALIMENTADOS COM CANA-DE-AÇÚCAR ENSILADA COM ÓXIDO DE CÁLCIO OU UREIA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 57–66, 2012. DOI: 10.5216/cab.v13i1.15636. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/15636. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal