INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE FECUNDAÇÃO IN VITRO E DAS CÉLULAS DO Cumulus oophorus SOBRE A TAXA DE POLISPERMIA E DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.3402Palavras-chave:
Produção animalResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da temperatura (37 ou 38,5°C) de fecundação in vitro (FIV) e da retirada das células do cumulus oophorus após a FIV ou após doze horas de cultivo embrionário (CIV), nos índices de poliespermia e no desenvolvimento de embriões suínos in vitro. Para a FIV, incubaram-se oócitos e espermatozoides em duas temperaturas (37 ou 38,5ºC). Após as oito horas de FIV, metade dos zigotos de cada grupo teve as células do cumulus oophorus retiradas e foi colocada em meio de cultivo NCSU23. Colocou-se a outra metade apenas em meio de cultivo e ambos os grupos foram mantidos nas mesmas temperaturas da FIV. Após doze horas de CIV, retiraram-se as células do restante dos zigotos e aferiram-se os índices de poliespermia, de todos os grupos. Na segunda etapa do experimento, os zigotos permaneceram em cultivo para avaliação do desenvolvimento embrionário. Não houve efeito da temperatura de FIV e da retirada das células do cumulus oophorus após doze horas de cultivo nos índices de poliespermia e no desenvolvimento embrionário (p<0,05). Concluiu-se que a temperatura de FIV e a presença das células do cumulus oophorus pós-fecundação não interferiram nos índices de poliespermia e no desenvolvimento embrionário.PALAVRAS-CHAVES: Célula do cumulus oophorus, fecundação in vitro, poliespermia, suíno, temperatura.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-06-22
Como Citar
CUNHA, M. S. C.; MARQUES, M. G.; LIMA, A. S.; NICACIO, A. C.; ASSUMPÇÃO, M. E. O. D.; VISINTIN, J. A. INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE FECUNDAÇÃO IN VITRO E DAS CÉLULAS DO Cumulus oophorus SOBRE A TAXA DE POLISPERMIA E DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 301–306, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.3402. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3402. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).