Desempenho e morfometria duodenal de frangos de corte submetidos a diferentes níveis de energia e programas de alimentação de 42 a 57 dias de idade

Autores

  • Karina Ferreira Duarte Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Otto Mack Junqueira Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Liliana Longo Borges Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Elaine Talita Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Rafael Henrique Marques Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Thays Cristina O. de Quadros Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil
  • Carla Heloisa de F. Domingues Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v13i2.9781

Palavras-chave:

aminoácidos digestíveis, energia metabolizável, morfometria intestinal

Resumo

O experimento foi realizado com o objetivo de avaliar diferentes níveis de energia e programas de alimentação sobre o desempenho, as características de carcaça e a morfometria da mucosa do duodeno de frangos de corte de 42 a 57 dias de idade. Foram utilizados 1.600 pintos machos “Cobb 500”, em um delineamento inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 2X4, sendo dois níveis de energia (3.200 e 3.600 kcal EM/kg) e quatro programas de alimentação. Os níveis energéticos ou os diferentes programas de alimentação não determinaram diferenças expressivas nas características de carcaça que justifiquem a escolha de um nível de energia ou de um programa alimentar, devendo prevalecer o nível energético e as recomendações de aminoácidos que determinem o maior custo-benefício. Observou-se que o nível 3.600 kcal EM/kg proporcionou melhoria no desempenho das aves e na morfometria da mucosa intestinal e o fracionamento das exigências de aminoácidos digestíveis em dois períodos piorou os resultados de desempenho e de altura de vilosidade.

PALAVRAS-CHAVE: Aminoácidos digestíveis; energia metabolizável; exigências nutricionais; intestino delgado.

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

DUARTE, K. F.; JUNQUEIRA, O. M.; BORGES, L. L.; SANTOS, E. T.; MARQUES, R. H.; QUADROS, T. C. O. de; DOMINGUES, C. H. de F. Desempenho e morfometria duodenal de frangos de corte submetidos a diferentes níveis de energia e programas de alimentação de 42 a 57 dias de idade. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 197–204, 2012. DOI: 10.5216/cab.v13i2.9781. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/9781. Acesso em: 11 abr. 2025.

Edição

Seção

Produção Animal