VARIÁVEIS HIDROLÓGICAS FÍSICO-QUÍMICAS NA CRIAÇÃO DA TILÁPIA-DO-NILO NO SISTEMA RACEWAY COM DIFERENTES RENOVAÇÕES DE ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.3847Palavras-chave:
Produção de peixesResumo
Desenvolveu-se este experimento para avaliar as alterações hidrológicas físico-químicas no cultivo de tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) em raceway, com diferentes taxas de trocas de água, para estimar o impacto do manejo na qualidade hídrica. Foram analisados quatro tratamentos com troca total de água em 30, 90, 120 e 150 minutos. Utilizaram-se 1.500 alevinos, revertidos para machos, alimentados três vezes ao dia com ração comercial extrusada 36% e 32% de proteína bruta. Avaliaram-se as seguintes variáveis físico-químicas da água: oxigênio dissolvido, temperatura, alcalinidade, pH, sólidos em suspensão, turbidez, condutividade elétrica, fósforo, nitrito e nitrato. Todos os tratamentos testados mantiveram as variáveis analisadas dentro dos padrões sugeridos à criação de peixes, possibilitando racionalizar o uso da água de cultivo.PALAVRAS-CHAVES: Alto fluxo de água, Oreochromis niloticus, qualidade de água, troca total da água.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-10-01
Como Citar
CASTRO OLIVEIRA, R. P.; SILVA, P. C.; DE BRITO, P. P.; GOMES, J. P.; DA SILVA, R. F.; SILVEIRA FILHO, P. R.; ROQUE, R. dos S. VARIÁVEIS HIDROLÓGICAS FÍSICO-QUÍMICAS NA CRIAÇÃO DA TILÁPIA-DO-NILO NO SISTEMA RACEWAY COM DIFERENTES RENOVAÇÕES DE ÁGUA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 482–487, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.3847. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3847. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).