ATIVIDADE VIRAL DO VÍRUS RESPIRATÓRIO SINCICIAL BOVINO (BRSV) EM BEZERROS LEITEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v13i2.10318Palavras-chave:
Sanidade Animal, Epidemiologia AnimalResumo
O vírus respiratório sincicial bovino (BRSV) é um dos principais patógenos que acometem o sistema respiratório de bovinos jovens, causando sérios prejuízos econômicos. Dados sobre sua epidemiologia e ocorrência em animais até um ano de idade são escassos na literatura brasileira. Assim, este estudo teve como objetivo determinar a ocorrência da atividade viral do BRSV em três rebanhos leiteiros soropositivos, por meio do monitoramento sorológico de bezerros, desde o primeiro dia de vida até os animais completarem um ano, utilizando a técnica de vírus-neutralização. Os resultados mostraram que, nos animais das propriedades A e B, os títulos de anticorpos aumentaram nos primeiros meses, caracterizando uma resposta à ingestão do colostro e que, com o passar do tempo, foram decrescendo e apresentando total ausência no sexto e oitavo mês, respectivamente, com aumento de títulos nos meses finais do período de colheita, devido provavelmente a uma infecção natural a campo. Na propriedade C, apesar de ocorrer dinâmica semelhante às demais, não houve período de total ausência de anticorpos, sugerindo que os animais podem ter sido infectados nos primeiros meses de vida, mesmo na presença de anticorpos colostrais. Por meio do monitoramento sorológico de bezerros foi demonstrada a atividade fluente da infecção pelo BRSV entre os animais, em todas as propriedades analisadas.
PALAVRAS-CHAVE: atividade viral; monitoramento; título de anticorpos; vírus-neutralização; vírus respiratório sincicial bovino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).