PESQUISA DE AGLUTININAS ANTILEPTOSPIRA EM SOROS SANGUÍNEOS DE ASININOS (Equus Asinus) E DE CONDUTORES DE VEÍCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL NA CIDADE DE São Luís, MA, BRASIL

Autores

  • Danilo Cutrim Bezerra Universidade Estadual do Maranhão
  • Nancyleni Pinto Chaves Universidade Estadual do Maranhão
  • Porfírio Candanedo Guerra Universidade Estadual do Maranhão
  • Hélder de Moraes Pereira Universidade Estadual do Maranhão
  • Hamilton Pereira Santos Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i4.9233

Palavras-chave:

Sanidade Animal, leptospirose, asininos, carroceiros

Resumo

Com o objetivo de pesquisar a presença de aglutininas antileptospiras em soros sanguíneos de asininos utilizados em veículos de tração animal e nos condutores das carroças no município de São Luís, MA, e identificar os sorovares de maior frequência, sessenta soros de asininos e sessenta de condutores foram testados com trinta sorovares de Leptospira interrogans pela prova de soroaglutinação micróscopica. Dos sessenta soros de asininos, obteve-se 85% de soropositividade, com reação dos soros a 21 sorovares dos trinta testados, sendo os mais frequentes, em ordem decrescente, copenhageni, pyrogenes, autumnalis e icterohaemorrhagiae. Com relação ao soro dos condutores, houve 38,34% de soropositividade, com reação a doze sorovares. Os sorovares mais frequentes foram Copenhageni, Pyrogenes, Icterohaemorrhagiae e Autumnalis. Estes resultados apontam uma alta incidência de aglutininas antileptospira nos asininos e condutores e os sorovares copenhageni e pyrogenes são os mais prevalentes.

PALAVRAS-CHAVES: Asinino, humano, leptospira, tração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Cutrim Bezerra, Universidade Estadual do Maranhão

Médico veterinário, Mestre em Ciências Veterinária.

Cidade Universitária Paulo VI, Cx. Postal 9, Tirical, São Luís, MA 65055-970, Brasil

Nancyleni Pinto Chaves, Universidade Estadual do Maranhão

Médica veterinária, Mestre em Ciências veterinárias, Faculdadde de Medicina Veterinária, UEMA, MA.

Porfírio Candanedo Guerra, Universidade Estadual do Maranhão

Professor titular da Disciplina  Diagnóstico por Imagem, Departamento das Clínicas, Faculdade de Medicina Veterinária, UEMA, MA.

Hélder de Moraes Pereira, Universidade Estadual do Maranhão

Professor titular da Disciplina Clínica Médica e Terapêutica de Ruminantes, Departamento das Clínicas, Faculdade de Medicina Veterinária, UEMA, MA.

Hamilton Pereira Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Professor Titular da Disciplina de Doenças Bacterianas, Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina Veterinária, UEMA, MA.

Downloads

Publicado

2010-12-21

Como Citar

BEZERRA, D. C.; CHAVES, N. P.; GUERRA, P. C.; PEREIRA, H. de M.; SANTOS, H. P. PESQUISA DE AGLUTININAS ANTILEPTOSPIRA EM SOROS SANGUÍNEOS DE ASININOS (Equus Asinus) E DE CONDUTORES DE VEÍCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL NA CIDADE DE São Luís, MA, BRASIL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 931–937, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i4.9233. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/9233. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária