PESQUISA DE AGLUTININAS ANTILEPTOSPIRA EM SOROS SANGUÍNEOS DE ASININOS (Equus Asinus) E DE CONDUTORES DE VEÍCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL NA CIDADE DE São Luís, MA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i4.9233Palavras-chave:
Sanidade Animal, leptospirose, asininos, carroceirosResumo
Com o objetivo de pesquisar a presença de aglutininas antileptospiras em soros sanguíneos de asininos utilizados em veículos de tração animal e nos condutores das carroças no município de São Luís, MA, e identificar os sorovares de maior frequência, sessenta soros de asininos e sessenta de condutores foram testados com trinta sorovares de Leptospira interrogans pela prova de soroaglutinação micróscopica. Dos sessenta soros de asininos, obteve-se 85% de soropositividade, com reação dos soros a 21 sorovares dos trinta testados, sendo os mais frequentes, em ordem decrescente, copenhageni, pyrogenes, autumnalis e icterohaemorrhagiae. Com relação ao soro dos condutores, houve 38,34% de soropositividade, com reação a doze sorovares. Os sorovares mais frequentes foram Copenhageni, Pyrogenes, Icterohaemorrhagiae e Autumnalis. Estes resultados apontam uma alta incidência de aglutininas antileptospira nos asininos e condutores e os sorovares copenhageni e pyrogenes são os mais prevalentes.PALAVRAS-CHAVES: Asinino, humano, leptospira, tração.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-12-21
Como Citar
BEZERRA, D. C.; CHAVES, N. P.; GUERRA, P. C.; PEREIRA, H. de M.; SANTOS, H. P. PESQUISA DE AGLUTININAS ANTILEPTOSPIRA EM SOROS SANGUÍNEOS DE ASININOS (Equus Asinus) E DE CONDUTORES DE VEÍCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL NA CIDADE DE São Luís, MA, BRASIL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 931–937, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i4.9233. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/9233. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).