EFEITO DA ESQUILA DURANTE A GESTAÇÃO SOBRE O DESEMPENHO PRODUTIVO NO PERÍODO PÓS-PARTO EM OVELHAS MANTIDAS EM MANEJO EXTENSIVO
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v16i2.33219Palavras-chave:
Produção animalResumo
O uso da esquila durante a gestação tem sido descrita em ovelhas como ferramenta para aumentar a produtividade e minimizar a mortalidade perinatal em cordeiros por aumentar o desenvolvimento fetal. No presente estudo foi avaliado o efeito da esquila em torno dos 74 dias de gestação sobre o desempenho produtivo de ovelhas e no peso de seus cordeiros durante o primeiro mês de vida. Quarenta ovelhas Corriedale foram encarneiradas no outono do Sul brasileiro, sendo mantidas sob a mesma pastagem em condições extensivas. As ovelhas foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos de tratamentos, sendo vinte ovelhas esquiladas aos 74 ± 6 dias de gestação e vinte mantidas sem esquila durante a gestação, compondo o grupo controle. Ovelhas e respectivos cordeiros foram avaliados em três períodos: no dia do parto, entre 15 e 21 dias pós-parto e entre 22 e 45 dias pós-parto. Nas ovelhas, foram medidos o escore de condição corporal, o peso corporal e da placenta, a produção do leite e a concentração sérica de beta-hidroxibutirato, enquanto nos cordeiros foram determinados hematócrito, hemoglobina e concentrações plasmáticas de lactato e glicose, além de peso corporal ao nascimento até o desmame. Os valores médios de hematócrito e hemoglobina foram menores e o peso corporal ao nascimento e ao desmame foi maior no grupo de cordeiros nascido de ovelhas esquiladas. O peso médio da placenta foi maior nas ovelhas esquiladas. O escore de condição corporal e a concentração de beta-hidroxibutirato não evidenciaram diferenças entre os grupos. A produção leiteira de ovelhas esquiladas (1,26 L/dia) foi maior que no grupo controle (0,93 L/dia). A esquila de ovelhas em torno dos 74 dias de gestação mostrou-se eficiente para o melhor desenvolvimento de cordeiros na fase pós-nascimento de forma a contribuir na diminuição da taxa de mortalidade perinatal.
Palavras-chave: beta-hidroxibutirato; cordeiros; metabolismo; peso da placenta; produção de leite.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).