Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Contato
Arquivos
Submissões
Notícias
Fontes/Indexadores
Guias Rápidos
Equipe Editorial
Rede Colaborativa
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 5 (2020): Revista Articulando e Construindo Saberes
v. 5 (2020): Revista Articulando e Construindo Saberes
Publicado:
2020-01-21
Artigos
Educação matemática e ensino para a compreensão: o caso da cultura hñahñu
Vicente Arroyo Aguazul
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i0.59357
Aprendizagem e ensino de História em contextos educacionais indígenas e não indígenas
Luciana Leite Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i0.59530
Povo indígena Apinajé: ritual da tora grande (párkaper)
Carina Alves Alves Torres, Miguel Oliveira Costa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.60382
Origem das plantas e de roças tradicionais do povo Karajá
Iny aõwi olona
Fábio Tuilari Tapirape
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.62658
Murais e cidadania zapatista
Gloria Patricia Ledesma Ríos
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.62486
Experiências indígenas com a escrita: apropriação, impasses, desafios e possibilidades: educação intercultural e “A queda do Céu”
Karla Alessandra Alves de Souza, Elias Nazareno
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.62341
Documentação linguística como parte das políticas de formação intercultural de docentes indígenas
Aline da Cruz
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63405
Lengua y saberes: reflexiones desde la visión indígena
GERVASIO MONTERO GUTENBERG
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63952
Reflexões sobre a proximidade entre território e cidade e as tecnologias na manutenção da língua Akwe-Xerente
Suety Líbia Alves Borges, Adalto Pizumekwa Pereira Xerente, Anderson Simrihu Xerente, Edimar Darêrkêkwa Xerente, Elivaldo Wakuke Xerente, Genivaldo Cristino Romkre Olegário Xerente, Geovane Simnãkrã Pereira Xerente, Ângela Neprerê de Brito Xerente, Gilmar Smisuite Pereira Xerente, Jacira Sekwahidi de Brito Xerente, Lenivaldo Srãpte Xerente, Luis Fernando Srêwasa Xerente, Mário André Hêsukamekwa Coelho da Silva, Nelson Srêpawe Xerente, Noel Dakawazrêkwa Xerente, Rafael Dakukre Xerente, Romerito Sõzê Xerente, Valdirei Sernãwe Calixto Xerente, Vanderley Sakruikawe Xerente, Wesley Kupsinã Silva Xerente, Manoel Moreno Waikaizapari de Carvalho
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63754
Observações fonéticas e fonológicas das vogais na língua Wakalitesu
Áurea Cavalcante Santana, Vanessa Sawana Yalikawaindalossu Nambikwara, Natanael Sawentesu Nambikuara
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63598
Reflexos no Abebé de Oxum: por uma narrativa mítica insubmissa e uma pedagogia transgressora
Luciana de Oliveira Dias
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63860
Ensino do inglês em contexto indígena bi/tri/plurilíngue intercultural
Rodrigo Guimarães Prudente Marquez Cotrim
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.65898
Aprender para resignificar, resignificar para aprender: el caso del fomento de una educación bilingüe para las comunidades de San Juan Chamula, Chiapas, México
Martina Hernández Sánchez
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5.65693
Educação escolar indígena: uma reflexão a partir da experiência na Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi, Terra indígena Serra da Moça, Boa Vista/ RR
Mávera Teixeira Santos, Maxim Repetto
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5.64451
Dossiê
Dossiê redes de Interaprendizagem: novas cartografias interculturais e algumas propostas de transformação
Apresentação
Alexandre Herbetta, Mariano Baez Landa
PDF
PDF (Español (España))
Estudo sobre o potencial de cartografias interculturais para a emergência e consolidação de novas bases epistêmicas
Alexandre Herbetta, Mariano Baez Landa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5.66611
Antagonismo territorial, tensão produtiva para pensar o colonialismo chileno
Sergio Caniuqueo Huircapan
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.65253
Meà e a luta contra o avanço do coronavírus entre os Apinajé
Sheila Baxy Pereira de Castro Apinajé
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.65254
Multiculturalismos, procesos de comunicación intercultural y derechos humanos en los itinerarios de atención en salud del pueblo Iny que vive en el municipio de Aruanã
Jacqueline Isabel Ledesma Correa
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.65684
Mal-entendidos e tradução: uma experiência em sala de aula com o conceito de cultura
Mariana Ciavatta Pantoja
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63742
Escola Intercultural Itinerante Charrúa (ESICHAI): estratégias de formação e capacitação interna do povo Charrúa no Uruguai
Ana Maria Magalhães de Carvalho
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5.63743
Docencia, interculturalidad y diversidad cultural en el aula: una propuesta pedagógica
Maria Luisa Matus Pineda
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5.65682
Redes afro-indígenas: uma análise de trajetórias acadêmicas através de um olhar intercultural
Letícia Jôkàhkwyj Krahô, Marta Quintiliano, Vabessa Fonte Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63744
Complexidade da gestão escolar indígena: apontamentos particulares
Ercivaldo Calixto Xerente
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5.66341
Relato de experiências com o Projeto Palavra pulsante: tecendo aprendizagens por meio da Literatura Indígena
Marcilea de Freitas
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5.66342
O audiovisual participativo como metodologia libertadora
Mariano Baez
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63740
Adamnã: desenho-pintura-escrita
Yermollay Karipoune
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.66343
Entrevista
Entrevista com o professor Pedro Canales Tapia
“Peyepeyen: Esteja presente”. Reflexões sobre uma historiografia mapuche
María José Alvarez Quezada, Carolina Bahamonde Muñoz
PDF (Español (España))
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems