Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
About
About the Journal
Privacy Statement
Contact
Archives
Submissions
Announcements
Fontes/Indexadores
Guias Rápidos
Editorial Team
Rede Colaborativa
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 5 (2020): Revista Articulando e Construindo Saberes
Vol. 5 (2020): Revista Articulando e Construindo Saberes
Published:
2020-01-21
Artigos
Educación matemática y enseñanza para la comprensión: el caso de la cultura hñahñu
Vicente Arroyo Aguazul
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i0.59357
History learning and teaching in indigenous and non-indigenous educational contexts
Luciana Leite Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i0.59530
Povo indígena Apinajé: ritual da tora grande (párkaper)
Carina Alves Alves Torres, Miguel Oliveira Costa
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.60382
Origem das plantas e de roças tradicionais do povo Karajá
Iny aõwi olona
Fábio Tuilari Tapirape
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.62658
Murals and zapatista citizenship
Gloria Patricia Ledesma Ríos
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.62486
Experiências indígenas com a escrita: apropriação, impasses, desafios e possibilidades: educação intercultural e “A queda do Céu”
Karla Alessandra Alves de Souza, Elias Nazareno
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.62341
Linguistic documentation in intercultural training policies for indigenous teachers
Aline da Cruz
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63405
Language and knowledge: reflections from the indigenous vision
Gervasio Montero Gutenberg
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63952
Do cuts in Brazilian public education funding threaten indigenous languages? - Akwe-Xerente scholars discuss the role of the school in maintaining their language
Suety Líbia Alves Borges, Adalto Pizumekwa Pereira Xerente, Anderson Simrihu Xerente, Edimar Darêrkêkwa Xerente, Elivaldo Wakuke Xerente, Genivaldo Cristino Romkre Olegário Xerente, Geovane Simnãkrã Pereira Xerente, Ângela Neprerê de Brito Xerente, Gilmar Smisuite Pereira Xerente, Jacira Sekwahidi de Brito Xerente, Lenivaldo Srãpte Xerente, Luis Fernando Srêwasa Xerente, Mário André Hêsukamekwa Coelho da Silva, Nelson Srêpawe Xerente, Noel Dakawazrêkwa Xerente, Rafael Dakukre Xerente, Romerito Sõzê Xerente, Valdirei Sernãwe Calixto Xerente, Vanderley Sakruikawe Xerente, Wesley Kupsinã Silva Xerente, Manoel Moreno Waikaizapari de Carvalho
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63754
Phonetic and phonological observations on vowels in the Wakalitesu language
Áurea Cavalcante Santana, Vanessa Sawana Yalikawaindalossu Nambikwara, Natanael Sawentesu Nambikuara
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63598
Mirroring in Oxum’s Abebé: for an unsubmitted mythical narrative and a transgressive pedagogy
Luciana de Oliveira Dias
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63860
Ensino do inglês em contexto indígena bi/tri/plurilíngue intercultural
Rodrigo Guimarães Prudente Marquez Cotrim
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.65898
Aprender para resignificar, resignificar para aprender: el caso del fomento de una educación bilingüe para las comunidades de San Juan Chamula, Chiapas, México
Martina Hernández Sánchez
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5.65693
Educação escolar indígena: uma reflexão a partir da experiência na Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi, Terra indígena Serra da Moça, Boa Vista/ RR
Mávera Teixeira Santos, Maxim Repetto
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5.64451
Dossiê
Dossiê Redes de Inter-aprendizaje: nuevas cartografías interculturales y algunas propuestas de transformación
Apresentação
Alexandre Herbetta, Mariano Baez Landa
PDF (Português (Brasil))
PDF (Español (España))
Estudo sobre o potencial de cartografias interculturais para a emergência e consolidação de novas bases epistêmicas
Alexandre Herbetta, Mariano Baez Landa
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5.66611
Antagonismo territorial, una tensión productiva para pensar el colonia-lismo chileno
Sergio Caniuqueo Huircapan
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.65253
Meà e a luta contra o avanço do coronavírus entre os Apinajé
Sheila Baxy Pereira de Castro Apinajé
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.65254
Multiculturalismos, procesos de comunicación intercultural y derechos humanos en los itinerarios de atención en salud del pueblo Iny que vive en el municipio de Aruanã
Jacqueline Isabel Ledesma Correa
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.65684
Mal-entendidos e tradução: uma experiência em sala de aula com o conceito de cultura
Mariana Ciavatta Pantoja
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63742
Escuela Intercultural Charrúa Itinerante (ESICHAI): estrategias de formación y capacitación interna del pueblo charrúa en Uruguay
Ana Maria Magalhães de Carvalho
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5.63743
Teaching, interculturality and cultural diversity in the classroom: a pedagogical proposal
Maria Luisa Matus Pineda
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5.65682
Redes afro-indígenas: uma análise de trajetórias acadêmicas através de um olhar intercultural
Letícia Jôkàhkwyj Krahô, Marta Quintiliano, Vabessa Fonte Oliveira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63744
Complexidade da gestão escolar indígena: apontamentos particulares
Ercivaldo Calixto Xerente
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5.66341
Relato de experiências com o Projeto Palavra pulsante: tecendo aprendizagens por meio da Literatura Indígena
Marcilea de Freitas
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5.66342
El audiovisual participativo como metodología liberadora
Mariano Baez
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63740
Adamnã: desenho-pintura-escrita
Yermollay Karipoune
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5i.66343
Interviews Section
Entrevista al profesor Pedro Canales Tapia
“Peyepeyen: tengase presente”. Reflexiones en torno a la historiografía mapuche
María José Alvarez Quezada, Carolina Bahamonde Muñoz
PDF (Español (España))
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Developed By
Open Journal Systems