Aprender para resignificar, resignificar para aprender: el caso del fomento de una educación bilingüe para las comunidades de San Juan Chamula, Chiapas, México
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v5.65693Palavras-chave:
Educação indígena instituída, Práticas alternativas e educação para a promoção do bilinguismoResumo
Este trabalho revela os problemas, desafios, desafios e contradições dos professores indígenas do município de Chamula, do Estado de Chiapas, México, durante suas práticas em sala de aula do ensino fundamental. Da mesma forma, dá conta de como um grupo de professores organizados, do projeto Milpas Educativas, se esforça por realizar uma formação diferenciada a partir do Método Indutivo Intercultural cunhado por Jorge Gasché, no qual propõe um significativo processo pedagógico para a alfabetização no linguagem da comunidade, articulando a pedagogia com um posicionamento político, didático, jurídico e pertinente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras(es) autorizam a Articulando e Construindo Saberes a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Articulando e Construindo Saberes possuem licença Creative Comons CC-BY.