Vol. 28 No. 2 (2023): Philósophos - Edição Temática: Educação e Ensino de Filosofia

					Afficher Vol. 28 No. 2 (2023): Philósophos - Edição Temática: Educação e Ensino de Filosofia
Publié-e: 2023-12-15

Sumário

Editorial

Dossiê de Artigos Originais

  • Filosofia como educação do pensamento desafios e estratégias

    Paulo Sérgio Dantas Vasconcelos
    DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.76558
  • Por um anedotário filosófico Deleuze e a história da filosofia

    Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci
    DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.76864
  • Alejandro Cerletti e o ensino de filosofia

    Danilo Rodrigues Pimenta, Cesar Romero Amaral Vieira
    DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.77008
  • Da cama de Procusto à régua de Lesbos uma proposta de didática particularista

    Keberson Bresolin
    DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.76974
  • Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí e as filosofias esc(r)utáveis da cosmologia e instituições socioculturais Oyó-Iorubás

    Aline Matos da Rocha
    DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.76986
  • Educação civilizatória

    Vagner da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.76964
  • Em defesa de um ensino de filosofia e de uma prática filosófica como interpretação e transformação da realidade

    Thiago Silva Freitas Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.76901
  • Os Modelos de formação desejados e a variação da potência de agir em Espinosa

    Marcio Francisco Teixeira de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.77025
  • Filosofia e Formação a união entre teoria e prática no PIBID de Filosofia

    Maria Cecilia Pedreira de Almeida, Priscila Rossinetti Rufinoni
    DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.77102
  • Objeções e (contra-)argumentos à institucionalização do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa filosófica

    Patrícia Del Nero Velasco
    DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.76991

Seção especial

  • Estado social democrático, democracia, despotismo e “democradura”

    Jean-Louis Benoît
    DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.77951