Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Philósophos publicou seu primeiro exemplar em 1996. Desde então temos tido como objetivo publicar material bibliográfico inédito e argumentativo na área de filosofia e promover o debate filosófico. Os trabalhos publicados pela Philósophos são sempre de autores dedicados a Pesquisa em Filosofia e que sejam doutores nessa área no Brasil e no exterior.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos encaminhados à revista são primeiramente avaliados pela Equipe Editorial. Caso sejam aprovados, serão encaminhados para dois relatores doutores, de renomado conhecimento na área específica do assunto. Os trabalhos são enviados para avaliação sem identificação dos autores. No caso de um trabalho receber pareceres contraditórios, será submetido a um terceito relator, para desempate.

Periodicidade

A publicação é semestral, em formato eletrônico, com duas edições de cada volume por ano. A revista é de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A revista Philósophos  nasceu com a vocação de divulgar e promover discussões filosóficas especializadas entre pares, sem preconceitos, de modo a ampliar o debate filosófico nacional. Ela foi criada em 1996 pelo Prof. José Gonzalo Armijos Palacios, da Faculdade de Filosofia da UFG, em versão impressa. Em seu início, funcionava em pareceria com o departamento de Filosofia da UnB, alternando publicações e verba de custeio.

Em 1999, o Prof. Adriano Naves de Britto passou integrar a equipe da revista e assumiu a função de editor-chefe entre os anos de 2003 e 2004. Ele criou um selo editorial chamado Philosophia, aumentando assim a divulgação impressa da revista e promovendo a renovação de sua identidade visual. Nesse período foi criado um site para a revista e obteve-se um ISSN eletrônico.

Em 2005, o Prof. Rogério Fabianne Saucedo Corrêa exerceu a editoria da Philósophos, tendo organizado a publicação de dois volumes do periódico.

Em 2008, a Profa. Araceli Rosich Soares Velloso tornou-se a editora-chefe da revista, posição que ocupou até 2016 e na qual conduziu a migração da Philósophos para o Portal de Periódicos da UFG. A publicação da revista passou a ser prioritariamente eletrônica, e os procedimentos de avaliação dos textos por pares foi facilitado pelo cadastramento no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (nome brasileiro para o Open Journal Systems). Com o trabalho realizado nesse período, a revista atingiu o extrato A2 no Qualis 2013-2016.

Em 2017, os professores Renato Moscateli, Ricardo Bazilio Dalla Vecchia e Wellington Damasceno de Almeida assumiram conjuntamente a editoria da revista, aos quais se juntou o Prof. Vitor Mauro Ferreira de Romariz Bragança em 2019. Ao longo dessa gestão editorial, a revista alterou seu modo de recepção de submissões, tendo adotado a prática de chamadas temáticas para cada edição, e foi integrada ao Portal de Periódicos da ANPOF. A publicação passou a ser feita apenas no formato on-line. Com a divulgação do Qualis 2017-2020, a Philósophos manteve-se no extrato A2.

Atualmente, o Prof. Renato Moscateli segue exercendo a função de editor da revista.