Filosofia e Formação

a união entre teoria e prática no PIBID de Filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.77102

Palavras-chave:

PIBID, formação, Ensino Médio, Ensino de Filosofia.

Resumo

Este trabalho tem por propósito fazer uma análise sobre o valor formador da filosofia, apresentando o quanto esta disciplina pode contribuir para a formação integral dos estudantes, e ainda como o PIBID – o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, se insere nesse projeto formativo, não apenas preparando futuros docentes, mas contribuindo também para a formação de futuros pesquisadores que integrarão os Programas de Pós-Graduação em Filosofia. A pesquisa foi elaborada com dados de dois anos de subprojetos da área da Filosofia, e os resultados apontam que o Programa bem conduzido suscita uma abordagem filosófica, talvez a mais essencial de todas, a do nexo entre a teoria e a prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Rossinetti Rufinoni, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, rr.piti@gmail.com

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002) e em Artes pela Unicamp (1991), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007). Atuou como professora convidada na Universidade Cruzeiro do Sul e na Fundação Armando Álvares Penteado. Foi professora substituta da UFG na área de Teoria da Arte. Atualmente é professora da UnB no departamento de Filosofia. Trabalha com questões que envolvem a imbricação entre estética, política e teoria do conhecimento.

 

Downloads

Publicado

15-12-2023

Como Citar

ALMEIDA, M. C. P. de; RUFINONI, P. R. Filosofia e Formação: a união entre teoria e prática no PIBID de Filosofia. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 28, n. 2, 2023. DOI: 10.5216/phi.v28i2.77102. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/77102. Acesso em: 7 nov. 2024.