Alejandro Cerletti e o ensino de filosofia
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.77008Palavras-chave:
Embarcamento. Ensino de Filosofia. Pergunta filosófica. Repetição criativa. Alejandro Cerletti.Resumo
Com o objetivo de responder à questão sobre quais são as condições para que aconteça um filosófico ensino de filosofia, busca-se o diálogo com a obra O ensino de filosofia como problema filosófico, de Alejandro Cerletti. Critica-se o que ele denomina “pergunta filosófica” e valoriza-se sua proposta de ensino de filosofia como ensino da repetição criativa. Para construir esta proposta de um filosófico ensino de filosofia faz-se também a apropriação do conceito camusiano de embarcamento, utilizado por Albert Camus para descrever o compromisso do artista com sua criação. É a partir do embarcamento que se pensa o compromisso docente com seu filosofar e com o filosofar de seus alunos. Enfim, defende-se que o filosofar deve ser compreendido como repetição criativa, como uma crítica à tradição filosófica, e, desse modo, o ensino de filosofia, acima de desafios pedagógicos ou uma questão de método, deve ser compreendido como uma problemática que deve ser tratada filosoficamente a partir do diálogo crítico e criativo com a história do pensamento filosófico, ou seja, a partir da noção de repetição criativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Philósophos - Revista de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).