DISCURSOS DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA SOBRE PROCESSOS DE ALTERIZAÇÃO NA CIÊNCIA A PARTIR DO ANIME FULLMETAL ALCHEMIST: BROTHERHOOD
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78982Mots-clés :
Anime; Racismo Científico; Intervenção Didática; Formação Inicial de Professores.Résumé
Este estudo analisou interações discursivas que emergiram durante uma intervenção didática realizada com licenciandos de biologia sobre processos de alterização na ciência, utilizando cenas do anime Fullmetal Alchemist: Brotherhood. O objetivo foi avaliar o uso do anime para mobilizar especificamentea história do racismo científico e a Educação das Relações Étnico-raciais (ERER). Com base na Análise Crítica do Discurso, os resultados forneceram indícios de que o anime contribuiu para mobilizar ideias relacionados à ERER e compreensões sobre teorias raciais, processos de alterização, alterocídio e alterofobia, apesar de algumas limitações encontradas. Os licenciandos avaliaram o anime como um recurso interessante para o ensino de evolução e ERER. Assim, consideramos o anime um recurso potencial para abordagem da temática.
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