PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64525

Résumé

O propósito deste artigo é analisar a situação da produção do conhecimento e da pós-graduação no Brasil, considerando os impactos decorrentes da chamada globalização da economia do conhecimento. Para isto, são examinados dados nacionais e internacionais da produção e difusão do conhecimento. O texto realça a nova lógica de regulação e avaliação da pós-graduação no Brasil e destaca que, além dos dilemas econômicos, políticos e sociais existentes, existem desafios que apontam para mudanças significativas na pós-graduação brasileira. O texto também chama atenção para novas tendências na avaliação da pós-graduação e para o necessário diálogo entre coordenações de áreas do conhecimento da CAPES, instâncias de regulação da CAPES e entidades científicas que sempre estiveram presentes e foram protagonistas na constituição do atual sistema de pós-graduação no Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, joao.jferreira@gmail.com

Doutor e pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Titular da Universidade Federal de Goiás (UFG). Universidade Federal de Goiás.

Mário Luiz Neves de Azevedo, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, mlnazevedo@uem.br

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado na Universidade de Cambridge (Inglaterra), professor titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), pesquisador do CNPq.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-09

Comment citer

OLIVEIRA, J. F. de; AZEVEDO, M. L. N. de. PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: PANORAMA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 599–620, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i3.64525. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64525. Acesso em: 15 janv. 2025.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s