CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FREIREANO PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE MULHERES TRABALHADORAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.43832Mots-clés :
Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Trabalho, MulheresRésumé
Neste artigo, analisamos as contribuições da educação popular para a escolarização de mulheres na EJA, em especial no que se refere à problematização de suas experiências de trabalho. Apresentamos reflexões produzidas a partir de um estudo de caráter etnográfico, realizado em duas escolas públicas de Belo Horizonte - MG. Os resultados indicam que as experiências das mulheres, inclusive das estudantes sujeitos de pesquisa, são de trabalho precário. Diante disso, a sala de aula de EJA é, para muitas, o único espaço de problematização destas experiências para a compreensão das relações sociais que constituem o trabalho humano. Compreender essas questões pode contribuir para que as mulheres trabalhadoras deixem de atribuir a si mesmas a responsabilidade por todas as condições precárias de trabalho em que vivem e por não terem a escolaridade completa.
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