EXCLUSÃO SOCIAL E VULNERABILIDADES NO TRABALHO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.32758Mots-clés :
Exclusão social. Vulnerabilidades. Trabalho infantil. Catadores de material reciclávelRésumé
O objetivo desse artigo é analisar o cotidiano de trabalho de crianças e adolescentes catadoras de material reciclável, orientados pelos conceitos de vulnerabilidade e exclusão social. Trata-se de um estudo qualitativo com a participação de importantes atores institucionais envolvidos em ações sociais, jurídicas e de apoio, e, também, junto a um grupo de crianças e adolescentes e seus familiares na cidade de Chapecó, estado de Santa Catarina. Conclui-se que trabalho de coleta de material reciclável constitui uma forma de inserção social que, ao mesmo tempo, expõe crianças e adolescentes a riscos de todo tipo, constituindo processos de vulnerabilidade nestas faixas etárias.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.