ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: INCERTEZAS E CONTRADIÇÕES

Auteurs-es

  • Belmiro Gil Cabrito Universidade de Lisboa

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15747

Mots-clés :

Equidade, Aprendizagem ao longo da vida, Declaração de Bolonha.

Résumé

No actual quadro da democracia portuguesa, por um lado, e da sua pertença à União Europeia, por outro, são vários os problemas, dúvidas e inquietações que perpassam no ensino superior. Nestas circunstâncias, neste artigo, destacam-se três desses problemas cuja análise contribuirá para um maior conhecimento da realidade portuguesa. São eles o da equidade do ensino superior; o da aprendizagem ao longo da vida; e o financiamento do ensino superior no quadro do processo de Bolonha. No que respeita a questão da equidade, discute-se a natureza ainda elitista do ensino superior em Portugal. A propósito da aprendizagem ao longo da vida, apresenta-se e interroga-se, num novo dispositivo de acesso ao ensino superior, o processo dos Maiores de 23. Finalmente, reflecte-se sobre alguns dos efeitos do Processo de Bolonha no financiamento do ensino superior, em Portugal. O artigo termina com uma reflexão final sobre as contradições e incertezas que perpassam o ensino superior em Portugal.

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Publié-e

2011-09-23

Comment citer

CABRITO, B. G. ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: INCERTEZAS E CONTRADIÇÕES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 1–24, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i1.15747. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/15747. Acesso em: 18 sept. 2024.