ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: INCERTEZAS E CONTRADIÇÕES
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15747Mots-clés :
Equidade, Aprendizagem ao longo da vida, Declaração de Bolonha.Résumé
No actual quadro da democracia portuguesa, por um lado, e da sua pertença à União Europeia, por outro, são vários os problemas, dúvidas e inquietações que perpassam no ensino superior. Nestas circunstâncias, neste artigo, destacam-se três desses problemas cuja análise contribuirá para um maior conhecimento da realidade portuguesa. São eles o da equidade do ensino superior; o da aprendizagem ao longo da vida; e o financiamento do ensino superior no quadro do processo de Bolonha. No que respeita a questão da equidade, discute-se a natureza ainda elitista do ensino superior em Portugal. A propósito da aprendizagem ao longo da vida, apresenta-se e interroga-se, num novo dispositivo de acesso ao ensino superior, o processo dos Maiores de 23. Finalmente, reflecte-se sobre alguns dos efeitos do Processo de Bolonha no financiamento do ensino superior, em Portugal. O artigo termina com uma reflexão final sobre as contradições e incertezas que perpassam o ensino superior em Portugal.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.