PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41931Palabras clave:
ensino de ciências – formação de professores – transposição didáticaResumen
Problematizamos a condição da historicidade de alguns conceitos científicos na disciplina de física em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas como estratégia de tranposição didática dos conteúdos. Tal estratégia cumpriu um duplo objetivo tanto no que se refere a compreensão dos conteúdos dos licenciandos na disciplina, bem como na reflexão sobre suas práticas docentes já no estágio supervisionado. A partir de respostas e representações em forma de desenhos de conceitos sobre a queda dos corpos percebeu-se a necessidade de uma explicação pautada nas ideias desenvolvidas por Aristóteles, Buridan e Galileu. O contato com o processo de produção do conhecimento científico em diferentes épocas da história da ciência além de desconstruir erros antigos na formação dos licenciandos, fornece uma nova ferramenta pedagógica a ser incorporada em suas práticas docentes.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.