CINCO REQUISITOS FUNDAMENTAIS PARA A MOTIVA ÇÃO E A VOLIÇÃO NA APRENDIZAGEM DISTRIBUÍDA TECNOLOGICAMENTE ASISTIDA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v35i2.13131Keywords:
E-learning, Instrução baseada no computador, Planejamento motivacionalAbstract
Têm sido realizados muitos estudos investigando as diferenças entre os vários tipos de ambientes de aprendizagem a distância, incluindo a aprendizagem presencial, no que diz respeito à motivação dos aprendizes. Mas, o que muitas vezes não é levado em consideração é que os requisitos fundamentais para motivar os aprendizes e para ajudá-los a persistir até que suas metas sejam atingidas são os mesmos para todos os tipos de ambientes de aprendizagem. Os meios pelos quais esses requisitos são preenchidos podem diferir, mas os princípios subjacentes são os mesmos e servem para guiar tanto a pesquisa quanto a prática. Este artigo apresenta cinco requisitos fundamentais, ou princípios, derivados da síntese de uma pesquisa sobre motivação e persistência. Os fundamentos teóricos desses requisitos são descritos em conjunto com a pesquisa que sustenta sua validade conceitual. Além disso, o artigo apresenta alguns estudos e pesquisas aplicadas atuais e recentes que contribuem para a validade mista preditiva dos princípios, ou seja, estudos demonstrando que, se os princípios são seguidos, há melhoras na motivação e na aprendizagem.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Inter-Ação uses the Creative Commons Attribution 4.0 License for Open Access Journals (Open Archives Initiative - OAI) as the basis for the transfer of rights. Open access means making documents available on the Internet free of charge, so that users can read, download, copy, distribute, print, search, or link to the full text of documents, process them for indexing, use them as input data for software programs, or use them for any other lawful purpose, without financial, legal, or technical barriers.
Authors publishing in this journal agree to the following conditions:
1) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which permits redistribution of the work with attribution and first publication in this journal.
2) Authors are permitted to enter into additional, separate agreements for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., for publication in an institutional repository or as a book chapter), with attribution and first publication in this journal.
3) Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their home page) at any time before or during the editorial process, as this may generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.