CINCO REQUISITOS FUNDAMENTAIS PARA A MOTIVA ÇÃO E A VOLIÇÃO NA APRENDIZAGEM DISTRIBUÍDA TECNOLOGICAMENTE ASISTIDA

Authors

  • John M. Keller Florida State University

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i2.13131

Keywords:

E-learning, Instrução baseada no computador, Planejamento motivacional

Abstract

Têm sido realizados muitos estudos investigando as diferenças entre os vários tipos de ambientes de aprendizagem a distância, incluindo a aprendizagem presencial, no que diz respeito à motivação dos aprendizes. Mas, o que muitas vezes não é levado em consideração é que os requisitos fundamentais para motivar os aprendizes e para ajudá-los a persistir até que suas metas sejam atingidas são os mesmos para todos os tipos de ambientes de aprendizagem. Os meios pelos quais esses requisitos são preenchidos podem diferir, mas os princípios subjacentes são os mesmos e servem para guiar tanto a pesquisa quanto a prática. Este artigo apresenta cinco requisitos fundamentais, ou princípios, derivados da síntese de uma pesquisa sobre motivação e persistência. Os fundamentos teóricos desses requisitos são descritos em conjunto com a pesquisa que sustenta sua validade conceitual. Além disso, o artigo apresenta alguns estudos e pesquisas aplicadas atuais e recentes que contribuem para a validade mista preditiva dos princípios, ou seja, estudos demonstrando que, se os princípios são seguidos, há melhoras na motivação e na aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-02-06

How to Cite

KELLER, J. M. CINCO REQUISITOS FUNDAMENTAIS PARA A MOTIVA ÇÃO E A VOLIÇÃO NA APRENDIZAGEM DISTRIBUÍDA TECNOLOGICAMENTE ASISTIDA. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 2, p. 305–322, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i2.13131. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13131. Acesso em: 17 jul. 2024.