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O PRINCÍPIO PEDAGÓGICO DA ESPERANÇA NAS VOZES DE JOVENS TRABALHADORES EM PRÉ- VESTIBULARES POPULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82561

Palavras-chave:

Princípio Pedagógico da Esperança, sonhos acordados, Pré-vestibulares populares, jovens trabalhadores/as

Resumo

Fruto de pesquisa realizada em dois cursos de pré-vestibulares populares do entorno da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, parte-se do pressuposto de que esses cursos a proliferar pelo Brasil são expressões da produção histórico-social da dualidade educacional. Tem-se como objetivo analisar os sonhos dos/as jovens trabalhadores/as com vínculos laborais precários que frequentam essas iniciativas. A pesquisa de caráter qualitiativo apoiou-se nos principais conceitos de Ernst Bloch e Paulo Freire. As entrevistas com os/as jovens foram analisadas na perspectiva crítica da linguagem pela qual buscou-se apreender o princípio pedagógico da esperança como ação dos sonhos acordados dos/as jovens para se ter acesso à universidade.  Os resultados apontam a relevância em se refletir sobre contradições dos PVPs no contexto da reforma do ensino médio e a perspectiva dos sonhos como consciência antecipadora que orientam os sentidos dos/as jovens para suas ações no mundo.

Princípio Pedagógico da Esperança  Sonhos Acordados; Pré-Vestibulares Populares; Jovens trabalhadores/as

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Biografia do Autor

Marcia Alvarenga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores

Professora associada da UERJ. Doutora em Educação pela UFRJ (2003), atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Foi membro titular do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da UERJ (2012-1014 e 2014-2016). Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (PPEJAT/CNPq). Pós-Doutorado em Educação pela UFMG (CNPq) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Évora. Integra o Programa de extensão e pesquisa Vozes da Educação: Políticas, História e Memória das escolas. Exerceu a vice coordenação do GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas da ANPED (2019-2023). É Procientista da UERJ com bolsa de produtividade Faperj/UERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e educação em periferias urbanas, educação de jovens e adultos trabalhadores, poder local, direito à educação e movimentos sociais.

Monica Paiva Volpato Santos, Assessora Movimento Social - Pesquisadora PPEJAT/CNPq

Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Participa do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (PPEJAT/CNPq). Pesquisadora bolsista Uerj ( 2023 - 2024), estuda o movimento de Pré-vestibular Comunitário e suas relações com a dualidade educacional e desigualdade social com ênfase na juventude trabalhadora, atuando principalmente nos seguintes campos: Educação de jovens e adultos trabalhadores; educação popular, direito à educação e movimentos sociais.

Alex Luiz de Oliveira Vieira

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/UERJ). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisador do projeto: "Tecendo diálogos e produzindo conhecimento: juventude, favela, promoção da saúde e educação superior", da Coordenação de Cooperação Social Fiocruz. Membro do Grupo de Pesquisa PPEJAT (Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos da Classe Trabalhadora). Tem interesse em História do Brasil República, em Ensino de História da África e dos Afro-brasileiros e em Educação Popular, com ênfase em Pré-Vestibular Populares.

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Acesso em 03 de mar. 2010.

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Publicado

2025-09-08

Versões

Como Citar

ALVARENGA, Marcia; PAIVA VOLPATO SANTOS, Monica; DE OLIVEIRA VIEIRA, Alex Luiz. O PRINCÍPIO PEDAGÓGICO DA ESPERANÇA NAS VOZES DE JOVENS TRABALHADORES EM PRÉ- VESTIBULARES POPULARES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 447–462, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82561. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82561. Acesso em: 5 dez. 2025.

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