Resistência à barbárie a partir de uma biblioteca escolar em um contexto de vulnerabilidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i2.52345

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões em torno da experiência de utilização da biblioteca como uma forma de resistência a barbárie numa escola pública numa favela na cidade do Rio de Janeiro. Pensamos que este seja um espaço para construir experiências voltadas a formação crítica, visando explicitar as desigualdades e mobilizar um conjunto de estratégias que visem à transformação da realidade. O método da pesquisa é da pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-formação, com uso de diário de campo obtido mediante as observações das atividades realizadas na biblioteca durante o ano de 2017. Conclusões nos levam a acreditar que a biblioteca, como extensão da sala de aula, é um diferencial que permite ir além das experiências vinculadas ao ensino tradicional e mecânico e, se apresenta como espaço social de valorização de ideais democráticos.Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrine Lino Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, brinevix@gmail.com

Sônia Cristina Soares Dias Vermelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, cristina.vermelho@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

LINO PINTO, S. .; CRISTINA SOARES DIAS VERMELHO, S. . Resistência à barbárie a partir de uma biblioteca escolar em um contexto de vulnerabilidade social. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 306–324, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i2.52345. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/52345. Acesso em: 18 nov. 2024.