Resistência à barbárie a partir de uma biblioteca escolar em um contexto de vulnerabilidade social

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v43i2.52345

Résumé

O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões em torno da experiência de utilização da biblioteca como uma forma de resistência a barbárie numa escola pública numa favela na cidade do Rio de Janeiro. Pensamos que este seja um espaço para construir experiências voltadas a formação crítica, visando explicitar as desigualdades e mobilizar um conjunto de estratégias que visem à transformação da realidade. O método da pesquisa é da pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-formação, com uso de diário de campo obtido mediante as observações das atividades realizadas na biblioteca durante o ano de 2017. Conclusões nos levam a acreditar que a biblioteca, como extensão da sala de aula, é um diferencial que permite ir além das experiências vinculadas ao ensino tradicional e mecânico e, se apresenta como espaço social de valorização de ideais democráticos.Educação

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sabrine Lino Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, brinevix@gmail.com

Sônia Cristina Soares Dias Vermelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, cristina.vermelho@gmail.com

Publié-e

2018-12-14

Comment citer

LINO PINTO, S. .; CRISTINA SOARES DIAS VERMELHO, S. . Resistência à barbárie a partir de uma biblioteca escolar em um contexto de vulnerabilidade social. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 306–324, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i2.52345. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/52345. Acesso em: 18 sept. 2024.