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A DEMOCRACIA CULTURAL NA REFORMA DO ENSINO: O PROJETO DE RADIOEDUCAÇÃO DO ESCOLANOVISTA GARCIA DE REZENDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82450

Palavras-chave:

Democracia Cultural. Educação Brasileira. Escola Nova. Garcia de Rezende.

Resumo

Este artigo busca analisar a trajetória de Garcia de Rezende, ressaltando sua contribuição à educação e à literatura no Espírito Santo, com foco em seu projeto de radioeducação. O objetivo é compreender como Rezende, influenciado pela Escola Nova e pela modernização educacional, implementou reformas significativas que promoveram a escolarização de cerca de 70.000 crianças eintroduziram métodos inovadores, como o uso de cinema e rádio na educação. A hipótese central é que sua colaboração com intelectuais como Attílio Vivacqua e sua participação ativa no jornalismo e em congressos educacionais o posicionaram como uma figura-chave na modernização do ensino, defendendo uma democracia cultural que ampliava o acesso à educação. As conclusões indicam que, apesar de seu afastamento político durante o governo Vargas e sua posterior mudança para o Rio de Janeiro, Rezende deixou um legado duradouro que influenciou a cultura e a educação no Estado, seja por sua atuação em vários jornais, seja na educação com a aplicação de seus projetos que auxiliaram na democratização do ensino.

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Biografia do Autor

Wilson Alves de Paiva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, scriswap@ufg.br

Doutor em Filosofia da Educação, pela USP, com pós-doutorado na University of Calgary (Canadá) e na Sorbonne Université (França) - em andamento. Mestre em Filosofia Ética e Política, pela UFG, especialista em Educação, pela FACINTER e graduado em Pedagogia pela UFPA. Professor da Faculdade de Educação da UFG e do PPGE - Programa de Pós-Graduaçao em Educação da UFG (stricto sensu). É especialista em Rousseau, como foco na obra "Emílio ou da Educação". É membro da Rousseau Association, da Societé Jean-Jacques Rousseau, da Sociedade Portuguesa de Filosofia, da ABES18 e além de outras associações e grupos de pesquisa no Brasil e no exteior. Foi editor da Revista Vita et Sanitas (FUG) e da Revista EducAtiva (PUC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Filosofia Educação, Ensino de filosofia, Filosofia para crianças e adolescentes,Teorias educacionais, cultura e educação, educação brasileira, jesuítas, colonização, filosofia política, democracia, Rousseau, descentralização educacional, municipalização do ensino, políticas públicas, política e escola. Professor visitante na Facultad de Filosofía da Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), na Werklunk School of Education da University of Calgary (Canada) e na Universidade de Paris-Sorbonne (França).

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Publicado

2025-09-08

Versões

Como Citar

ALVES DE PAIVA, Wilson. A DEMOCRACIA CULTURAL NA REFORMA DO ENSINO: O PROJETO DE RADIOEDUCAÇÃO DO ESCOLANOVISTA GARCIA DE REZENDE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 705–718, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82450. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82450. Acesso em: 5 dez. 2025.

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