MEMÓRIA E HISTÓRIA DA ESCOLA ANGELINA BEBIANO E DA VILA CORCOVADO EM BREVES, MARAJÓ, PARÁ: A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA APOSENTADA E DE UM EX-ALUNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82026

Palavras-chave:

Escola Básica; História da Educação; Imagens; Memória Coletiva.

Resumo

Este artigo visa analisar a relação entre fotografias e memória coletiva, com ênfase nas imagens contrastantes da Escola Angelina Bebiano e da Vila Corcovado como fontes de pesquisa, buscando compreender como essas representações visuais podem contribuir para a valorização e preservação das experiências educativas e culturais dessas comunidades. O método combina levantamento bibliográfico e entrevistas com uma professora aposentada e um ex-aluno. Os resultados apontam que as fotografias exercem um papel fundamental nesse contexto, atuando como documentos históricos que preservam momentos que poderiam ser facilmente esquecidos. Essas imagens constituem registros visuais da herança cultural e educativa local, evidenciando transformações sociais, históricas e a importância da fotografia como ferramenta de preservação da memória coletiva.

 

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Biografia do Autor

Neide Andrade da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil,neide38@gmail.com

Doutoranda em Currículo e Gestão da Escola Básica (PGCGEB/UFPA). Linha História da Educação Básica. Mestra em Ensino das Ciências Ambientais PROFCIAMB (UFPA). Mestra em Gestão Pública NAEA (UFPA). Bacharela em Administração Pública UAB (UFPA). Especialista em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional (UFPA) e Licenciada Plena em Pedagogia (UFPA). Atua na área educacional no município de Breves-Pará há 25 anos.

Vivian Lobato da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, vivianlobato@ufpa.br

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (2001), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas (FCC)-São Paulo. Atualmente é professora de ensino superior da Universidade Federal do Pará-UFPA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Docente do Programa de Pós-graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI). Membro da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (CIERS-ed) . É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência nas Escolas. Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Centro de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação - CIERS-ed. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: memória de professoras, história oral, violência nas escolas e formação docente.

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-31

Versões

Como Citar

ANDRADE DA SILVA, Neide; LOBATO DA SILVA, Vivian. MEMÓRIA E HISTÓRIA DA ESCOLA ANGELINA BEBIANO E DA VILA CORCOVADO EM BREVES, MARAJÓ, PARÁ: A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA APOSENTADA E DE UM EX-ALUNO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 655–672, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82026. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82026. Acesso em: 5 dez. 2025.