A DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ENSINO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FE/UFG

Autores

  • Ambrozina Amália Coragem Saad UFG
  • Isabel Dias Neves
  • Maria Teresa Lousa da Fonseca
  • Ruth Catarina C. Ribeiro de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v16i1/2.55209

Resumo

Este texto trata do relatório final do grupo de trabalho de coordenou o Ciclo de Aperfeiçoamento Profissional dos professores de Didática e Prática de Ensino realizado em 1989/90 que constou de quatro momentos: a) relató da experiência de cada professor da disciplina; b) pesquisa em subgrupos das seguintes fontes: legislação e plano de cursos, dissertações e teses, relatórios de avaliação, artigos publicados em periódicos; c) sistematização desses estudos; d) elaboração do Relatório do Ciclo, exposto e discutido em reunião plenária do Departamento de Pedagogia e na 1ª Semana de Pedagogia promovida pelo Centro Acadêmico Paulo Freire. Esse estudo levou às seguintes conclusões: a) embora muitos professores assumam ter uma concepção de unidade acerca da relação teoria e prática, o que predomina, de fato, é uma visão dicotômica; b) o curso de Pedagogia tem um caráter pioneiro e um compromisso político-pedagógico com a escola pública e com a democratização do ensino; c) no processo de desenvolvimento da proposta há dificuldades de natureza formal, teórica e metodológica; d) qualquer proposta de alteração no projeto do curso implica repensar sua articulação como um todo. Diante de tais conclusões segue-se como alternativas para o aperfeiçoamento do curso: a) reescrita das bases formais e teórico-metodológicas do curso; b) explicitação clara das possibilidades de operacionalização concreta do projeto pedagógico; c) explicitação da sistemática de atualização e reciclagem dos professores em função dos objetivos do projeto; d) adoção de mecanismos de coordenação, controle e avaliação de todas as atividades inerentes à avaliação do referido projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

SAAD, A. A. C.; NEVES, I. D.; FONSECA, M. T. L. da; SOUZA, R. C. C. R. de. A DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ENSINO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FE/UFG. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 16, n. 1/2, p. 16–33, 2018. DOI: 10.5216/ia.v16i1/2.55209. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55209. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos