A DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ENSINO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FE/UFG
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v16i1/2.55209Resumo
Este texto trata do relatório final do grupo de trabalho de coordenou o Ciclo de Aperfeiçoamento Profissional dos professores de Didática e Prática de Ensino realizado em 1989/90 que constou de quatro momentos: a) relató da experiência de cada professor da disciplina; b) pesquisa em subgrupos das seguintes fontes: legislação e plano de cursos, dissertações e teses, relatórios de avaliação, artigos publicados em periódicos; c) sistematização desses estudos; d) elaboração do Relatório do Ciclo, exposto e discutido em reunião plenária do Departamento de Pedagogia e na 1ª Semana de Pedagogia promovida pelo Centro Acadêmico Paulo Freire. Esse estudo levou às seguintes conclusões: a) embora muitos professores assumam ter uma concepção de unidade acerca da relação teoria e prática, o que predomina, de fato, é uma visão dicotômica; b) o curso de Pedagogia tem um caráter pioneiro e um compromisso político-pedagógico com a escola pública e com a democratização do ensino; c) no processo de desenvolvimento da proposta há dificuldades de natureza formal, teórica e metodológica; d) qualquer proposta de alteração no projeto do curso implica repensar sua articulação como um todo. Diante de tais conclusões segue-se como alternativas para o aperfeiçoamento do curso: a) reescrita das bases formais e teórico-metodológicas do curso; b) explicitação clara das possibilidades de operacionalização concreta do projeto pedagógico; c) explicitação da sistemática de atualização e reciclagem dos professores em função dos objetivos do projeto; d) adoção de mecanismos de coordenação, controle e avaliação de todas as atividades inerentes à avaliação do referido projeto.Downloads
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