A DIDÁTICA E A PRÁTICA DE ENSINO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FE/UFG
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v16i1/2.55209Résumé
Este texto trata do relatório final do grupo de trabalho de coordenou o Ciclo de Aperfeiçoamento Profissional dos professores de Didática e Prática de Ensino realizado em 1989/90 que constou de quatro momentos: a) relató da experiência de cada professor da disciplina; b) pesquisa em subgrupos das seguintes fontes: legislação e plano de cursos, dissertações e teses, relatórios de avaliação, artigos publicados em periódicos; c) sistematização desses estudos; d) elaboração do Relatório do Ciclo, exposto e discutido em reunião plenária do Departamento de Pedagogia e na 1ª Semana de Pedagogia promovida pelo Centro Acadêmico Paulo Freire. Esse estudo levou às seguintes conclusões: a) embora muitos professores assumam ter uma concepção de unidade acerca da relação teoria e prática, o que predomina, de fato, é uma visão dicotômica; b) o curso de Pedagogia tem um caráter pioneiro e um compromisso político-pedagógico com a escola pública e com a democratização do ensino; c) no processo de desenvolvimento da proposta há dificuldades de natureza formal, teórica e metodológica; d) qualquer proposta de alteração no projeto do curso implica repensar sua articulação como um todo. Diante de tais conclusões segue-se como alternativas para o aperfeiçoamento do curso: a) reescrita das bases formais e teórico-metodológicas do curso; b) explicitação clara das possibilidades de operacionalização concreta do projeto pedagógico; c) explicitação da sistemática de atualização e reciclagem dos professores em função dos objetivos do projeto; d) adoção de mecanismos de coordenação, controle e avaliação de todas as atividades inerentes à avaliação do referido projeto.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.