DIFICULDADES ESCOLARES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autores

  • Vera Maria de Moura Almeida UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v16i1/2.55231

Resumo

O artigo contém uma reflexão sobre o rebaixamento escolar de crianças, que não são portadoras de deficiências intelectuais básicas ou dificuldades emocionais graves, mas, que, no entanto, parecem apresentar uma interação limitada com os objetos de conhecimento trabalhos na escola. Um estudo mais aprofundado de tais crianças nos leva a concluir por deficiência na interação da criança com o meio que, quando corrigidas por processos de ensino mais adequados, propiciam melhor interação e trazem diferenças significativas em seu rendimento escolar. Vygotsky (1988), analisando as relações entre desenvolvimento e aprendizagem, afirma que a aprendizagem produz o desenvolvimento, e concluir que atrasos na aprendizagem repercutem não só no rendimento escolar, como acarreta um comprometimento do ritmo do desenvolvimento infantil, sem que este comprometimento signifique retardo da criança ou perda de seu potencial de desenvolvimento, mas exige uma readaptação do ensino às dificuldades individuais demonstradas por cada criança.

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Publicado

2018-10-02

Como Citar

ALMEIDA, V. M. de M. DIFICULDADES ESCOLARES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 16, n. 1/2, p. 61–66, 2018. DOI: 10.5216/ia.v16i1/2.55231. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55231. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos