POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM NA ESCOLA E A PESQUISA NA EDUCAÇÃO: A PREMISSA DA INTELIGÊNCIA CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79546

Palavras-chave:

Inteligência Cultural; Aprendizagem Escolar; Aspirações Educacionais; Habilidades na Comunicação.

Resumo

: Este artigo focaliza o conceito de inteligência cultural na perspectiva da aprendizagem dialógica, com o objetivo de revelar sua potencialidade para superar desigualdades educativas e sociais relacionadas com a educação escolar brasileira. O texto se fundamenta em uma pesquisa bibliográfica que analisou o conteúdo de artigos científicos e relatórios de pesquisa relacionados com o conceito estudado, a fim de responder à seguinte questão: em que evidências se sustenta a premissa da inteligência cultural na perspectiva da aprendizagem dialógica? As conclusões apontaram possibilidades de o conceito de inteligência cultural ser adotado como premissa teórico-metodológica para alcance de êxito educativo escolar e de realização de pesquisas com impactos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Fernandes Coimbra Marigo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, adriana.marigo@ufscar.br

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com mestrado e doutorado em Educação, graduação em Psicologia e em Pedagogia. Compõe o quadro permanente de docentes do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar. É membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar, dedicando-se ao estudo de temas da aprendizagem dialógica e de educação e formação de professores com base em evidências científicas, didática, psicologia histórico-cultural, práticas sociais e processos educativos, educação a distância.

Roseli Rodrigues de Mello, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, roseli@ufscar.br

Pós-doutora em Sociologia e Educação pela Universidade de Barcelona (UB), com mestrado e doutorado em Educação, graduação em Pedagogia. É professora sênior junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É fundadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) e está à frente de sua coordenação. A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha de Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores, dedicando-se às seguintes temáticas: aprendizagem dialógica, comunidades de aprendizagem, atuações educativas de êxito, tertúlias dialógicas, pesquisa educacional com base em evidências científicas, educação de adultos, atuação docente para a transformação, bases freirianas da educação.

Referências

APA – American Psychological Association. Os 20 princípios mais importantes da psicologia para o ensino e aprendizagem de estudante da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Comissão profissional para a Psicologia nas Escolas e na Educação, 2015. Disponível em: https://www.apa.org/ed/schools/teaching-learning/top-twenty-principles-portuguese.pdf Acesso em: 30 mai. 2024.

AUBERT, A. et al. Aprendizagem dialógica na sociedade da informação. São Carlos, SP: EdUFSCar. (Trabalho original publicado em 2008), 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

CAVALINI, S. F. S. et al. Inteligência: Efeito do Tipo de Escola e Implicações na Normatização das Escalas Wechsler para Crianças. Trends in Psychology / Temas em

Psicologia, 23(2), 493-505, 2015. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v23n2/v23n2a18.pdf Acesso em: 20 mar. 2025.

COLE, M.; SCRIBNER, S. Cultura y pensamiento. Relación de los procesos cognitivos con la cultura. México: Limusa, 1977.

CREA. Habilidades comunicativas y desarrollo social. Proyecto para DGICYT, Dirección General de Investigación y Técnica. Ministerio de Educación y Ciencia. Madrid, 1995.-1998

CREA. Workaló. The creation of new occupational patterns for cultural minorities: The Gypsy Case. Proyecto para el V Programa Marco de La Unión Europea, 2001-2004. Disponível em: https://www.ab.gov.tr/files/ardb/evt/1_avrupa_birligi/1_9_politikalar/1_9_5_azinlik_politikasi/EU_Research_2004_The_creation_of_new_occupational_patterns_for_cultural_minorities_The_Gypsy_case.pdf. Acesso em: 31 mai. 2024.

CREA. Includ-ed. Strategies for inclusion and social cohesion in Europe from education. FP6 028603-2. Sixth Framework Programme. Priority 7 Citzens and governance in a Knowledge-based society. European Comission. 2006-2011.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DIAS, N. M.; SEABRA, A. G. School performance at the end of elementary school: Contributions of intelligence, language, and executive functions. Estudos de Psicologia (Campinas), 34(2), 315-326, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/WchwDKmNhBv5yzjJqgcxQRJ/?lang=en Acesso em: 20 mar. 2025.

FLECHA, A. et al. Participation in successful schools: a communicative research study from the Includ-ed Project. Cultura y Educación. 21(2), 183-196, 2009. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1174/113564009788345899 Acesso em: 20 mar. 2025.

FLECHA, A.; GARCÍA, R.; RUDD, R. Using Health Literacy in School to Overcome Inequalities. European Jornal of Education, 46(2), 209-218, 2011. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1465-3435.2011.01476.x Acesso em: 20 mar. 2025.

FLECHA, R.; TELLADO, I. Metodología comunicativa en educación de personas adultas. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 277-288, mai – ago, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/qhpsC6P4rjnCGgVmwLsrkSS/?lang=pt. Acesso em: 28 mai. 2024.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’água, 2005.

HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa. I: Racionalidad de la acción y racionalización social; II: Crítica de la razón funcionalista, Madrid: Taurus, 2001.

HOPP, M. et al. A Cross-National Study of Implicit Theories of a Creative Person. Education Sciences, 6(38), 1-14, 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1465-3435.2011.01476.x Acesso em: 20 mar. 2025.

KOÇ, K.; TURAN, M. B. The Impact of Cultural Intelligence on Social Skills among University Students. Journal of Education and Learning. 7(6), 241-249, 2018. Disponível em: https://www.ccsenet.org/journal/index.php/jel/article/view/0/37469 Acesso em: 20 mar. 2025.

LAYMAN, E. W. Mixed: Educational Perspectives from families of East and West educational background. Global Education Review, 5(1), 52-73, 2018. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1177620. Acesso em: 30 mai. 2024.

McRAE, N. et al. Developing global-ready graduates: The CANEU-COOP experience. Asia-Pacific Journal of Cooperative Education, Special Issue, 17(4), 377-386, 2016. Disponível em: https://www.ijwil.org/files/APJCE_17_4_377_386.pdf. Acesso em: 30 mai. 2024.

MOLL, L. C. Vygotski e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Trad. Fani A. Tesseler. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

MORAIS, J.; KOLINSKY, R. Literacia científica: leitura e produção de textos científicos. Educar em Revista, (62), 143-162, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/TmTWQKJc88Sv3htgPfvXSVb/?lang=pt Acesso em: 20 mar. 2025.

OLIVER, E. et al. Cultural Intelligence to Overcome Educational Exclusion. Qualitative Inquiry. 17(3), 267-176, 2011. Disponível em https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1077800410397805 Acesso em: 20 mar. 2025.

PADRÓS, M. et al. Contrasting Scientific Knowledge With Knowledge From the Lifewordld: the Dialogic Inclusion Contract. Qualitative Inquiry. Vol. 17, ed. 3, mar. 2011, p. 304-312. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1077800410397809?casa_token=aEBnlEyhmKkAAAAA:2b51TXKvHcyAfptKVV491LUF6S6AK7-a5aAzqB4F5kA2k-sRR0G3KSr3kBULRD3u0B5SMUmm4mWCHyE Acesso em: 20 mar. 2025.

PHILOMINRAJ, A. et al. The Interconnectedness Between Experience and Intelligence to English Language Teaching. English Language Teaching; 11(5), 68-73, 2018. Disponível

em: https://www.ccsenet.org/journal/index.php/elt/article/view/74802 Acesso em: 20 mar. 2025.

PINO MUÑOZ, M.; ARÁN FILIPETTI, V. Concepciones de niños y niñas sobre la inteligencia¿ Qué papel se otorga a las funciones ejecutivas y a la autorregulación? Propósitos y Representaciones, 7(2), 269- 303, 2019. Disponível em: https://revistas.usil.edu.pe/index.php/pyr/article/view/281 Acesso em: 20 mar. 2025.

RAMIS, M.; KRASTINA, L. Cultural Intelligence in the school. Revista de Psicodidactica. 15(2), 239-252, 2010. Disponível: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=175/17517246007 Acesso em: 30 maio 2024.

ROGOFF, B.; LAVE, J. Everyday cognition: development in social context. Harvard University Press, EUA, 1999.

SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica: elaboração e relatório de estudos científicos. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 1970.

SORIANO ESCUDER, C.; TÁRRAGA MÍNGUEZ, R.; PASTOR CEREZUELA, G. Efectividad de las comunidades de aprendizaje en la inclusión educativa y social: una revisión sistemática. Educ. Soc., Campinas, v. 43, e241333, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/XFGZYppwRZjjVJDfPHtgmRp/#. Acesso em: 28 maio 2024.

TAJUDEEN, O. B.; AARE, K. R. Deploying Orature to Meet the Challenges of Unemployment in Nigeria. International Journal of Education & Literacy Studies. 7(2):144-149, 2019. Disponível em: https://journals.aiac.org.au/index.php/IJELS/article/view/5363 Acesso em: 20 mar. 2025.

VALLS, R.; PADRÓS, M. Using Dialogic Research to Overcome Poverty: from principles to action. European Journal of Education, 46(2): 173-183, 2011. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1465-3435.2011.01473.x Acesso em: 20 mar. 2025.

VYGOTSKY, L. S. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Crítica, 2009.

ZUCOLOTTO, M. P. da R. Contribuições da psicologia à educação básica e o problema da psicologização da educação: uma revisão narrativa. Revista HISTEDBR On-Line, 18(4), 1195-1208, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652472 Acesso em: 20 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-07-10

Versões

Como Citar

FERNANDES COIMBRA MARIGO, Adriana; RODRIGUES DE MELLO, Roseli. POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM NA ESCOLA E A PESQUISA NA EDUCAÇÃO: A PREMISSA DA INTELIGÊNCIA CULTURAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79546. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79546. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.