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SOBRE A SUPER-REPRESENTAÇÃO DO “HOMEM” NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO: REFLEXÕES SOBRE ANTINEGRITUDE E NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DE SYLVIA WYNTER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79248

Palavras-chave:

Produção de Conhecimento; Educação Superior; Super-Representação do Homem; Antinegritude.

Resumo

Neste artigo, de natureza teórico-hermenêutica, estabelecemos o objetivo central de compreender como a produção de conhecimento, por meio da linguagem, tem corroborado e retroalimentado a antinegritude. Para tanto, nos ancoramos no conceito de “super-representação do Homem” (branco, ocidental, cisheteronormativo, patriarcal e de posse) como o Humano, conforme definido por Sylvia Wynter (2003). Consideramos o contexto atual da educação superior brasileira e as nuances do discurso neoliberal, economicista e antinegro, que tem ameaçado e esvaziado a formação ampliada nas humanidades e ciências sociais. Como encaminhamentos, ressaltamos a urgência de nos des/reeducarmos, potencializar os saberes produzidos por intelectuais negras (os) e renovar a produção de conhecimento humanizando todos os indivíduos. 

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Biografia do Autor

Éllen Daiane Cintra, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil,ellencintra.teacher@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora e formadora de profissionais da educação da rede pública de ensino do Distrito Federal (SEEDF). Professora voluntária do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM-UnB). Integrante dos Grupos de Pesquisa GEFFOP e GEPPHERG e do NEAB/UnB. 

Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, catiaviero@gmail.com

Doutora em Educação(UFSC). Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB). Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA). Pesquisa as temáticas de educação, estudos comparados, formação de professores, ciências da educação e filosofia da educação.

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Publicado

2025-04-30

Versões

Como Citar

CINTRA, Éllen Daiane; PICCOLO VIERO DEVECHI, Catia. SOBRE A SUPER-REPRESENTAÇÃO DO “HOMEM” NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO: REFLEXÕES SOBRE ANTINEGRITUDE E NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DE SYLVIA WYNTER. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79248. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79248. Acesso em: 5 dez. 2025.

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