A afetividade no desenvolvimento da criança. Contribuições de Henri Wallon*
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v33i2.5271Resumo
O presente trabalho é um estudo teórico com o objetivo de analisar o conceito de afetividade tal como proposto por Henri Wallon. No processo de análise, partiu-se primeiramente da concepção de afetividade, difundida numa perspectiva psicogenética e diferenciada das manifestações de emoção, sentimento e paixão. Retoma-se as questões levantadas durante a análise e sistematiza-se a proposta walloniana da afetividade, destacando as contribuições que fornece ao estudo do desenvolvimento humano, bem como os limites que apontam a necessidade de novos estudos. Por fim, os resultados permitem apontar a importância do estudo da afetividade para a formação do professor. A ausência de uma formação profissional que aborde o estudo da afetividade e suas implicações com a atividade intelectual traz prejuízos para a educação. Palavras-chave: afetividade, desenvolvimento, criança, Wallon.Downloads
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