Educar para a diversidade étnico-racial e cultural: desafios da Educação inclusiva no brasil

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DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v33i1.4256

Resumo

o texto aborda questões de diversidade étnico-racial e cultural, recuperando parcialmente as trajetórias históricas das populações negra e indígena no Brasil, apontando possíveis soluções para a melhoria da qualidade de vida destes segmentos, através de políticas públicas de educação inclusiva. No Brasil, as culturas indígena e negra foram as que mais sofreram os processos de discriminação inerentes à lógica da homogeneização cultural, pois foram vistas pela cultura européia como inferiores e como ameaça à identidade nacional. Assim, discute-se a necessidade de desenvolvimento de políticas educacionais que permitam aos indígenas e aos negros uma interação mais simétrica com a sociedade brasileira em seu conjunto, bem como programas curriculares que levem em conta as características étnico-raciais e culturais dessas populações.

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Publicado

2008-07-10

Como Citar

VÁRIOS AUTORES, V. A. Educar para a diversidade étnico-racial e cultural: desafios da Educação inclusiva no brasil. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 169–192, 2008. DOI: 10.5216/ia.v33i1.4256. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4256. Acesso em: 5 nov. 2024.

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