HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES

Autores

  • Vários autores Vários autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v32i2.3049

Resumo

Em termos científicos amplos é objetivo deste trabalho investigar as concepções, em sentido amplo, de História e de história da educação presentes nas obras que serviram de suporte para os processos de formação de professores, a partir da década de 30 no Brasil. Considerando a dimensão deste problema neste trabalho, optamos por recortar a análise em torno da primeira obra produzida e editada para este fim específico no país, intitulada Noções de história da educação, de Afrânio Peixoto. Publicada em 1933 pela Companhia Editora Nacional – no âmbito do projeto editorial dirigido por Fernando de Azevedo e intitulado “Biblioteca pedagógica brasileira” –, a obra encerra sentidos importantes para compreendermos o lugar da história e da história da educação no projeto de formação de professores associado ao Movimento pela Escola Nova (MEN). As Noções foram publicadas com o objetivo manifesto de aperfeiçoar cultural e profissionalmente os futuros professores. Sendo assim, escolhemos como fontes para essa investigação as primeiras edições da obra. A perspectiva metodológica que informa esse empreendimento visa compreender as relações entre a obra e seu contexto de produção. Em outros termos, pensamos a obra na sua relação intra e extratextual, ou seja: por um lado, a entendemos como expressão de idéias sobre o conhecimento histórico que tinham uma finalidade formativa associada à escola normal e, por outro, como evidência de um contexto intelectual no qual ela estava em sintonia. A escrita da história da educação, pensada para

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-26

Como Citar

VÁRIOS AUTORES, V. autores. HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 243–259, 2007. DOI: 10.5216/ia.v32i2.3049. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3049. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>